Notícias

Rei Charles III: coroação terá relíquia da cruz de Jesus Cristo

Fragmentos da Sagrada Relíquia, Vera Cruz, foi concedida pelo Papa Francisco ao Rei Charles III, para sua coroação que está marcada para o dia 06 de maio.

20 Abr 2023 - 11h40 | Atualizado em 20 Abr 2023 - 11h40
Rei Charles III: coroação terá relíquia da cruz de Jesus Cristo Lorena Bueri

O Papa Francisco, concedeu para cerimônia de coroação do Rei Charles III, dois fragmentos que, segundo o Vaticano, são da cruz onde Jesus Cristo foi crucificado. A Vera Cruz (do latim, verdadeira cruz), está colada a uma peça de prata, um dos fragmentos tem 1 centímetro, e o outro, 5 milímetros, eles foram moldados em uma espécie de cúpula de cristal e fixada no centro da peça de prata. 

A peça recebeu a bênção do arcebispo anglicano, Andrew John , no País de Gales, na última quarta-feira (19). 

O artefato será usado na abertura do desfile, na Abadia de Westminster, em Londres, que marcará o início da coroação do herdeiro do trono britânico, que acontecerá entre os dias 06 e 8 de maio de 2023; parte da cerimônia será transmitida ao vivo. 

Após a cerimônia de coroação, a Vera Cruz será compartilhada entre as igrejas Católica e Anglicana no País de Gales. 

O Rei Charles III, é o primogênito da Rainha Elizabeth II que faleceu aos 96 anos, em setembro de 2022, sendo a monarca com mais tempo de reinado da história da Inglaterra.

Curiosidades sobre a Relíquia de Vera Cruz

Na história, como foi citada em diversos livros de escritores e historiadores, como Tiago de Voragine, no livro "Lenda Dourada” do século VIII, indica que Helena, mãe de Constantino —  imperador romano que impôs o cristianismo como religião no império —, foi enviada por seu filho para encontrar a cruz de Cristo, Helena teria sido levada para um lugar próximo ao Monte Gólgota, onde supostamente Cristo foi crucificado, e lá três cruzes foram encontradas.

Existem diversos fragmentos, supostamente da cruz de Jesus Cristo, espalhados pelo mundo. E um deles está aqui no Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.

O pedaço de madeira foi enviado ao país em 1963, em uma cerimônia realizada por Dom Antônio Ferreira, que a trouxe diretamente autenticada de Roma, na Itália. O artefato está a 119 metros de altura, acima da cruz no topo da Torre da Basílica.  


      Assinatura da recepção da Reliquia, Dom Antônio Ferreira de Macedo, arcebispo coadjutor de Aparecida, em 1963 (Foto: Reprodução/TV Aparecida)


Ainda sobre Vera Cruz, não se tem certeza sobre a veracidade das peças, pois os fragmentos têm mais de 3 mil anos. 

 

Foto destaque: Relíquia com supostos fragmentos de madeira da cruz de Jesus (Foto: Paul ELLIS / AFP).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo