Após vencer o Vélez por 4 a 0 e praticamente garantir a vaga na final da Libertadores, Pedro e Gabigol buscam quebrar recordes na competição. Os recordes são: maior artilheiro em uma única edição da competição e jogador brasileiro com mais gols na história da Libertadores, ambos os recordes pertencem a Luizão.
Pedro e Gabigol comemorando gol juntos. (Foto/divulgação: torcedores.com)
Após anotar um hat-trick na última terça-feira (30), contra o Vélez, na Argentina, Pedro se igualou a Zico e Gabigol como artilheiro do Flamengo em uma única edição do torneio continental, com 11 gols. Porém, Pedro não quer parar por ai, agora o atacante busca quebrar o recorde de Luizão e se tornar o brasileiro com mais gols em uma edição. O atacante rubro-negro tem dois jogos para igualar ou passar Luizão, que é detentor do recorde no Brasil, com 15 gols.
Pedro comemora ao fazer hat-trick em jogo de Libertadores (Foto/divulgação: CNN Brasil)
Confira abaixo a lista de maiores artilheiros de uma única edição da Copa Libertadores:
17 gols: Onega - River (1966);
15 gols: Luizão - Corinthians (2000);
14 gols: Raffo - Racing (1967);
13 gols: Spencer - Peñarol (1960), Palhinha - Cruzeiro (1976);
12 gols: Jardel - Grêmio (1995);
11 gols: Zico - Flamengo (1981), Gabriel - Flamengo (2021), Pedro - Flamengo (2022), Antony de Ávila - América de Cali (1996), Alberto Acosta - Católica (1997), Tupãzinho - Palmeiras (1968), Juan Carlos Sánches - Blooming (1985);
Na Libertadores, Pedro tem uma ótima média, com 11 gols em 11 jogos. Mas foi no mata-mata que o atacante marcou mais gols, oito gols em cinco jogos, sendo quatro contra o Tolima, no Maracanã, um contra o Corinthians e três contra o Vélez.
Já Gabigol está em busca de outro recorde importantíssimo. O ídolo rubro-negro tenta se tornar o brasileiro com mais gols na história da Copa Libertadores, marca que também pertence a Luizão. O ex-atacante de São Paulo, Corinthians, Grêmio e Vasco, anotou 29 tentos em toda a história da competição.
Gabigol precisa apenas de um gol para alcançar Luizão. (Foto/divulgação: ge.globo)
Para o camisa 9 do Flamengo o caminho está um pouco mais fácil. O atacante tem 28 gols e para igualar Luizão, basta marcar um gol na Liberta para alcançar a marca. Além disso, Gabigol é o décimo maior artilheiro da história do torneio, podendo se tornar o sexto ainda nesta edição, basta marcar mais de um gol.
Confira a lista de maiores artilheiros:
1º - Alberto Spencer - Equador - 54 gols
2º - Fernando Morena - Uruguai - 37 gols
3º - Pedro Rocha - Uruguai - 36 gols
4º - Daniel Ónega - Argentina - 31 gols
5º - Julio Morales - Uruguai - 30 gols
6º - Luizão - Brasil - 29 gols
Anthony de Ávila - colombiano - 29 gols
Juan Sarnari - Argentina - 29 gols
Lucas Pratto - Argentina - 29 gols
10° - Gabigol - Brasil- 28 gols
Artime - Argentina - 28 gols
Para tentar quebrar os recordes, a dupla volta a campo com o Flamengo na próxima quarta-feira (7), no jogo de volta contra o Vélez, no Maracanã.