Após quase um ano, Rebeca Andrade, ginasta, 23 anos, nascida em Guarulhos e atleta do Flamengo, retorna ao primeiro lugar na classificação mundial simples da ginástica, com 56.734 pontos. Nessa quinta (11), Rebeca repetiu seu feito na Arena de Esportes Bahia, com coreografia ao som do funk Baile de Favela, que ajudou a popularizar no mundo inteiro.
Com isso a jovem ginasta retorna a competir pelo individual geral mundial e primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de ginástica artística, se graduando em primeiro lugar de ginastas elegíveis para o Mundial da categoria, que acontecerá em Liverpool, Inglaterra, em outubro desse ano. As federações mundiais não reconhecem um ranking único por conta que as diversas competições possuam critérios e protocolo de pontuação distintos. Os números indicam, portanto, uma média entre o cruzamento de todas as competições.
Rebeca Andrade competindo nas barras assimétricas. (Foto:Reprodução/Metrópoles)
Lista atualizada dos seis primeiros postos mundiais e respectivos torneios:
Rebeca Andrade (BRA) – 56.734 pontos - Campeonato Brasileiro.
Konnor McClain (EUA) – 55.665 pontos - DTB Pokal Challenge.
Zhang Jin (CHN) – 55.400 pontos - Campeonato Asiático.
Flávia Saraiva (BRA) – 55.399 pontos - Campeonato Pan-Americano.
Skye Blakely (EUA) – 55.250 pontos - Seletiva Americana para o Pan.
Asia D'Amato (ITA) – 55.100 pontos - Série A da Itália.
Rebeca Rodrigues de Andrade ou Beca, como é mais conhecida no mundo da ginástica, 1,55 de altura e 50 quilos, 7 irmãos, nascida em Guarulhos, cidade próxima à capital, começou a competir em 2003 com apenas 4 anos, num projeto social de iniciação ao esporte da prefeitura de sua cidade. Se destacou nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, Japão. Primeira ginasta do Brasil a vencer Olimpíadas acumulando duas medalhas em competições distintas (salto e individual geral), se consagrou também como a primeira em competições latino americanas no Pan 2021 e 2022 com medalhas em individual geral, equipe e barras assimétricas, além da conquista no mundial 2021 em Kitakyushu.
Foto Destaque ginasta Rebeca Andrade. Reprodução/ GE