Mundo Animal

Ratos são treinados e poderão salvar vidas de terremotos na Turquia

Os ratos são animais que normalmente causam repulsa nas pessoas, no entanto a ONG APOPO encontrou uma forma de dar um propósito ao animal, e com isso eles podem salvar diversas vidas, principalmente agora, com os terremotos na Turquia.

13 Fev 2023 - 09h00 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 09h00
Ratos são treinados e poderão salvar vidas de terremotos na Turquia Lorena Bueri

Você tem medo de ratos? Saiba como eles poderão salvar diversas vidas com os terremotos que vem acontecendo na Turquia.


Tentativa de resgate nos ecombros de terremoto na Turquia. (Foto: Reprodução/ Instagram)


A Turquia e a Síria vêm passando por um momento bastante complicado, os dados mostram que na soma dos dois países mais de 33 mil pessoas já foram mortas com as tragédias até ontem, domingo, dia 12/02/2023.

Os animais inicialmente foram treinados para identificar minas deixadas em guerras ou tuberculose, agora eles serão usados para identificar sobreviventes de terremotos e até de furacões.

Isso pode mudar a forma como esses animais são vistos ao redor do mundo. A ONG APOPO, localizada na Tanzânia, na costa leste da África, estão treinando os roedores com especialistas para localizar pessoas no meio dos destroços causados por terremotos, para que a equipe de bombeiros possa realizar os resgates e aumentar assim a probabilidade de salvar vidas. Os treinamentos são liderados pelo biotecnólogo Venan Kiria.


Rato de mochila treinado pela ONG APOPO. (Foto: Reprodução/ Hypeness)


Eles são chamados de “Ratos de resgate”, e aprenderam a se movimentar perto de uma vítima soterrada e a acionar o alerta para fazer a intermediação entre a vítima e seu treinador. Após fazer a identificação dos necessitados eles retornam para receber sua recompensa, pasta de amendoim, banana ou abacate, que sugam de uma seringa. Na próxima etapa de serão testados, para ajudar a realizar resgates mais eficientes na Turquia. Isso, segundo o porta-voz da ONG, já estava previsto antes mesmo dos terremotos do dia 06/02/2023.

Os animais têm uma característica muito marcante que é essencial para esse trabalho, conseguem passar por lugares extremamente apertados, sendo assim os animais certos para o serviço. Com isso, o primeiro passo para realização dos resgates é liberar uma equipe de sete ratos no meio dos escombros, que estão equipados com câmeras e microfones. Ao localizar a vítima um alerta é emitido ao celular do treinador, assim eles podem ver e conversar em tempo real com a pessoa.

Foto destaque: Rato treinado pela ONG APOPO para salvar vidas. Reprodução/ Hypeness.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo