Notícias

Raro "raios vermelhos" iluminam o céu em Santa Catarina

Registrado em Monte Castelo,no Norte catarinense, os enormes jatos de luz podem alcançar até 90 km de altitude. Os chamados 'sprites vermelhos' são tipos de descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens, explica astrônomo.

26 Jan 2023 - 10h48 | Atualizado em 26 Jan 2023 - 10h48
Raro 'raios vermelhos' iluminam o céu em Santa Catarina Lorena Bueri

O fenômeno conhecido como “raios vermelhos” ou “sprites vermelhos” iluminou e coloriu o céu em Monte Castelo, norte de Santa Catarina, onde o fenômeno foi visto. Trata-se de tipos de descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens e, normalmente, possuem cor avermelhada, explicou o astrônomo Jocimar Justino, dono da câmera que fez o registro.

O nome “sprite” vem do acrônimo de Stratospheric/Mesospheric Perturbations Resulting from Intense Thunderstorm Electrification.

Em entrevista ao portal G1, o astrônomo diz “Os sprites vermelhos foram vistos no céu da cidade em 13 de janeiro às 20h26. Sabe-se que eles ocorrem sobre nuvens de tempestade. Não é algo muito comum de se ver e registrar em partes por causa de sua curta duração. Duram apenas alguns milissegundos", afirmou.


Fenômeno dos 'sprites vermelhos' é flagrado por câmera em Monte Castelo (Foto: Reprodução/Jocimar Justino/G1)


bem curioso, porque eles se parecem com fadas, polvos, águas-vivas. Antigamente até achavam que fossem espíritos", completa Jocimar.

A Bramom (Rede brasileira de Monitoramento de Meteoros) explicou que os raios vermelhos ocorrem acima das nuvens de tempestade e são gerados através de intensas cargas elétricas que partem do topo das nuvens e vão até o limite da mesofera, a cerca de 95 quilômetros de altitude. Em determinado momento, a intensa descarga elétrica gera a espécie de um flash de plasma que, por alguns segundos, torna-se iluminado, com formatos variados.

De acordo com especialistas, o primeiro registro do “sprites” no Brasil foi feito em 2002, por meio de um trabalho de pesquisas realizado em parceira entre o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Universidade de Washington. Além das pesquisas realizadas no INPE e nas universidades brasileiras, desde 2014, o fenômeno é regularmente registrado em todo Brasil.

Apesar de não ser um risco para a população em geral. O astrônomo Lauriston Trindade afirma que, para a aviação, é necessário estar em alerta às tempestades, desviando das nuvens carregadas e seguindo os procedimentos de voo seguro que já são exigidos aos pilotos.

Foto Destaque: Red sprites (raios vermelhos). Reprodução/NASA.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo