Mundo Animal

Raríssimo Canguru-arborícola nasce em zoológico inglês

Considerado extinto, o nativo de Papua Nova Guiné, que é um dos mamíferos menos conhecidos do mundo, vive nas copas das árvores e o seu processo de nascimento é bem complexo.

28 Jan 2023 - 17h00 | Atualizado em 28 Jan 2023 - 17h00
Raríssimo Canguru-arborícola nasce em zoológico inglês Lorena Bueri

Nesta quinta-feira (26), um raro canguru-arborícola nasceu no Zoológico de Chester, que fica na Inglaterra. O nascimento do bebê canguru traz esperanças a especialistas de um programa de reprodução que deseja salvar sua espécie que está ameaçada de extinção.

Por conta da caça e da destruição do seu habitat natural, a população do canguru-arborícola foi reduzida em mais da metade em 30 anos, ele consegue ser menor que o canguru australiano, ele é um marsupial nativo das florestas tropicais de Papua Nova Guiné.

O nascimento do pequeno filhote, que acabou se chamando Joey, foi divulgado pelo zoo na última quarta-feira (25) em uma publicação no Facebook. “Os especialistas aqui no zoológico conseguiram captar cuidadosamente os estágios iniciais do Joey dentro da bolsa da mãe usando uma câmera de endoscópio especial”, informou a instituição. 


Joey saiu da bolsa da mamãe Kitawa (Foto: Reprodução/Chester Zoo)


Não se sabe muito sobre o desenvolvimento desses raros cangurus. Os tratadores esperam que ao filmá-los consigam documentar melhor suas práticas para protegê-los de forma conveniente e também ajudar outras espécies semelhantes no Sudeste Asiático a continuar existindo na natureza.

Os canguru-arborícolas tem um dos nascimentos mais complexos do reino animal. O canguru nasce muito pequeno e subdesenvolvido, consegue ficar no tamanho de uma jujuba. Ainda com os olhos bem fechados, o canguru sobe instintivamente pela barriga da mãe e acaba entrando em sua bolsa seguindo um canal onde ela demarcou lambendo o pelo. Uma vez que ele se encontra seguro na bolsa, o pequeno canguru recebe toda a nutrição de que precisa enquanto se desenvolve por mais seis meses.

“O novo bebê em breve sairá totalmente da bolsa e começará a pular e aprender a subir em árvores, sob o olhar atento da mãe”, disse Dave White, Gerente de Equipe do zoológico. "É quando poderemos determinar se é macho ou fêmea e dar um nome adequado ao filhote".

O canguru-arborícola é uma das 14 espécies de cangurus arbóreos, o restante vive na Indonésia, Austrália e Papua Nova Guiné. 

“Esses animais notáveis ​​sofrem tremendamente na natureza. Eles são caçados por sua carne e seu habitat está desaparecendo à medida que as florestas são derrubadas para a extração de madeira e para dar lugar a plantações de café e arroz”, contextualiza White.

White ainda acrescenta que o zoológico de Chester contribui com parceiros e comunidades locais em áreas do Sudeste Asiático, o objetivo é que seja normalizado as práticas agrícolas sustentáveis e ajudar a evitar mais desmatamento em toda região.

Foto Destaque: Canguru-arborícola. Reprodução/Perth Zoo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo