Saúde

Raiva ao volante: Entenda os perigos de dirigir irritado

Irritabilidade na estrada, apesar de comum, pode prejudicar bastante sua saúde e facilitar brigas de trânsito, conheça técnicas para manter a paciência ao volante.

05 Jul 2022 - 20h19 | Atualizado em 05 Jul 2022 - 20h19
Raiva ao volante: Entenda os perigos de dirigir irritado Lorena Bueri

O trânsito é um ambiente estressante e as vezes é quase impossível não se irritar, no entanto, raiva e direção não são uma boa combinação e o recomendado é manter a calma ao dirigir.

Barulho, ultrapassagens indevidas, risco de assaltos, congestionamentos, tudo isso junto e misturado durante horas a fio, esse é o trânsito, um ambiente bastante estressante e onde é difícil manter a paciência.

Essa irritação causada pelo trânsito pode se transformar em agressividade em alguns casos e levar a brigas, situações que muitas vezes podem levar até à morte.

Além de manter as pessoas no limite e facilitar a instauração de brigas, a raiva excessiva ao volante pode dificultar a atenção e o estresse pode dificultar o foco, habilidades essenciais para dirigir.


Dirigir irritado é perigoso (Foto: Reprodução/Doutor Multas)


Enfim, direção e irritabilidade não são uma boa combinação, para isso existem algumas técnicas de relaxamento e respiração que podem estimular sua paciência e reduzir o estresse na estrada.

O Ioga é uma prática milenar que ensina técnicas muito importantes de controle de respiração que podem ajudar bastante no trânsito, alongamentos realizados antes de longos períodos no trânsito também podem contribuir para aliviar tensões e reduzir o estresse, inclusive movimentações e massagens durante os períodos imóvel na estrada podem estimular a circulação.

Outra dica de outro é ignorar provocações, em uma estrada normalmente todas as pessoas ao seu redor também estarão irritadas, então ignorar brigas, discussões e desentendimentos é um ótimo caminho para evitar estresse desnecessário e preservar sua vida.

Tocar uma música no carro também pode ajudar muito, nada de batidas altas e repetidas, invista em melodias calmas, relaxantes e com frequências baixas, a música possui ação relaxante cientificamente comprovada, então use e abuse de uma boa música para manter a paciência nas estradas.

Vale sempre a dica, evite brigas de trânsito, em um ambiente de estresse e irritabilidade, os nervos estão à flor da pele e uma simples faísca pode acender grandes chamas de uma discussão na estrada.

 

Foto Destaque: Homem estressado ao volante. Reprodução/José Roberto Marques

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo