Notícias

Raios que atingiram Cristo Redentor queimaram iluminação do monumento

Apesar dos danos causados ao monumento, uma equipe de engenheiros avaliou a situação da estátua e afirma que não houve nenhum dano grave ao Cristo Redentor.

13 Fev 2023 - 14h00 | Atualizado em 13 Fev 2023 - 14h00
Raios que atingiram Cristo Redentor queimaram iluminação do monumento Lorena Bueri

O Cristo Redentor foi atingido por raios na tarde da última sexta-feira (10), no Rio de Janeiro, devido a uma forte tempestade, mas a estátua saiu ilesa. Na manhã deste domingo (12), uma equipe fez uma avaliação para identificar possíveis danos causados à estrutura do monumento.

Segundo o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, as descargas elétricas queimaram a iluminação do monumento e computadores.

“Todo o sistema de iluminação e internet ficou avariado”, disse o Santuário. Queimaram os holofotes de LED voltados para o Cristo e as lâmpadas da Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do monumento.

“A inspeção constatou que não houve dano ao monumento”, afirmou o Santuário.


Inspeção na cabeça do Cristo, que ganhou coroa de para-raios maior — Foto: Divulgação

Foto: Inspeção no Cristo Redentor após forte tempestade. Divulgação


O fotógrafo Fernando Braga fez alguns registros do momento em que o Cristo foi atingido pelos raios. As fotos circularam o mundo inteiro. Veja:


Foto: Fernando Braga


“Depois do susto, a certeza de que o esforço realizado diariamente pela Arquidiocese e sua equipe técnica está na direção correta para garantir a preservação da integridade do Cristo Redentor diante do constante desafio cobrado pelo tempo e pela exposição junto à natureza”, destacou o engenheiro João Racine.

“Nosso símbolo maior, atingido por fortes descargas elétricas, mostrou-se resistente mais uma vez. De forma recorrente atingido por todo tipo de intempéries climáticas, permanece iluminando o céu, resiliente, acolhedor e solidário como cada brasileiro”, afirma o reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Padre Omar.

Em 2015, foi diagnosticado que o sistema de proteção contra descargas atmosféricas no Cristo não garantia sua integridade, representando sério risco à estrutura da estátua. Uma adequação foi realizada em 2021, com a instalação da uma nova coroa com dimensão quatro vezes maior que as antigas, além de captores e aterramento mais robustos.

 

Foto destaque: Cristo redentor é atingido por raio - Reprodução/Divulgação/Fernando Braga

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo