Notícias

Rainha do rock brasileiro, Rita Lee, morre aos 75 anos

A cantora e compositora foi diagnosticada com Câncer de Pulmão, em 2021. Faleceu ontem (08), aos 75 anos, em sua casa, em São Paulo, ao lado da família.

09 Mai 2023 - 12h20 | Atualizado em 09 Mai 2023 - 12h20
Rainha do rock brasileiro, Rita Lee, morre aos 75 anos Lorena Bueri

O rock brasileiro perdeu na noite de ontem (08), uma das suas maiores intérpretes da música: Rita Lee. A artista vinha lutando contra um câncer de pulmão, que foi diagnosticado em 2021 e, desde então, ela se submeteu a vários tratamentos, incluindo sessões de radioterapia e imunoterapia. 

A família divulgou hoje a morte nas redes sociais da artista. 



Rita cantava a liberdade

Ela começou sua carreira musical na década de 1960 como vocalista da banda Os Mutantes, que se tornou um dos grupos mais influentes da música brasileira da época. Com a banda, Rita Lee registrou vários álbuns icônicos, como "Os Mutantes" (1968), "Mutantes" (1969) e "A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado" (1970), e ajudou a criar um som que misturava rock, psicodelia e elementos da música brasileira.


Artista Rita Lee (Reprodução: Getty Imgens)


Em 1972, Rita Lee deixou "Os Mutantes" para seguir carreira solo, e lançou seu primeiro álbum, "Build Up". O disco foi um sucesso e incluiu a música "Agora Só Falta Você", que se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Rita Lee.

Durante as décadas de 1970 e 1980, Rita lançou uma série de álbuns aclamados pela crítica e pelo público, incluindo "Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida" (1972), "Fruto Proibido" (1975), "Babilônia" (1978) e "Rita Lee" (1980). Ela também teve uma carreira de sucesso como atriz, tendo participado de vários filmes e programas de TV.

Nos anos 1990 e 2000, Rita Lee continuou a lançar discos e se apresentar ao vivo, e se tornou uma figura icônica da música brasileira. Ela também se envolveu em causas sociais e políticas, tendo apoiado a luta pelos direitos LGBTQIA+ e a defesa do meio ambiente.

Em 2012, Rita Lee anunciou que se aposentaria dos palcos, e fez sua última apresentação em março de 2013. Desde então, ela se dedicou a escrever livros e a cuidar de sua saúde. 


Capa do novo livro de Rita Lee (Reprodução: GloboLivros)


Rita, se dedicou à literatura e escreveu mais de dez livros, entre eles “Rita Lee: Uma autobiografia", onde narrava as peripécias de ser uma jovem rebelde em uma época cheia de restrições, o último livro escrito pela artista será lançado no dia 23 de maio, e já está em pré-venda pela Amazon. O livro se chama “Rita Lee: Outra autobiografia”.

"(...) quando decidi escrever Rita Lee: Uma autobiografia (2016), o livro marcava, de certo modo, uma despedida da persona Rita Lee, aquela dos palcos, uma vez que tinha me aposentado dos shows. Achei que nada mais tão digno de nota pudesse acontecer em minha vidinha besta. Mas é aquela velha história: enquanto a gente faz planos e acha que sabe de alguma coisa, Deus dá uma risadinha sarcástica." escreveu Rita Lee. 

Sua contribuição para a música brasileira é imensa e inestimável, e ela continuará sendo uma inspiração para várias gerações.

 

Foto destaque: Rita Lee divulgação do livro "Rita Lee: Uma autobiografia (2016)". Reprodução/Guilherme Samora/Globo Livros

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo