Notícias

Querosene utilizado em aviões tem um aumento de 3,9%

Um novo reajuste de preço, segundo a Petrobrás anunciou aumento de 3,9% na querosene de aviação (QAV), na última terça- feira(5), que impacta no preço das passagens áreas dos consumidores brasileiros

06 Jul 2022 - 16h00 | Atualizado em 06 Jul 2022 - 16h00
Querosene utilizado em aviões tem um aumento de 3,9% Lorena Bueri

Essa informação foi divulgada pela companhia, na última terça-feira(5), Segundo a Petrobras que divulgou o aumento de 3,9% na querosene de aviação (QAV) no mês de julho. 

Com o impacto no preço das passagens áreas dos consumidores a (QAV) é utilizada por aviões de maior porte. Os preços de venda do QAV da Petrobras para as companhias distribuidoras buscam equilíbrio com o mercado internacional. A estatal explicou em nota que os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por meio de uma fórmula contratual negociada com as distribuidoras.


Exemplo de avião. (Foto: Jonathan Campos/Reprodução Arquivo Gazeta do Povo


Ocorrem também variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo. E no dia 1/07 foi implementado reajuste médio de +3,9%”, explicou a estatal em nota. Segundo estatal publicada na página da companhia da Petrobras as informações dos preços de venda para as distribuidoras estão disponíveis e o mercado não tem concorrência,

Ou seja, livres de restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV.

O QAV é um material produzido nas refinarias ou importados apenas para as distribuidoras da Petrobras — que comercializa para as companhias aéreas e estas também ficam responsáveis pela instalação e abastecimento nos aeroportos. Em contrapartida, o preço da gasolina vai cair em 20%, quase R$ 1,55 por litro. Essa estimativa é do Ministério de Minas e Energia (MME) sendo divulgada nesta quarta-feira (6).

Segundo o MME e em razão das reduções de impostos articuladas entre governo e Congresso. O etanol hidratado deve ficar 6,3% mais barato na média nacional, o equivalente a R $0,31 por litro. Diesel e gás de cozinha devem ter reduções mais modestas de preço, de 1,7% e 2,3%. 

Ocorreu uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em 21 de junho, que previa a queda de preço dos combustíveis. Segundo o ministro Adolfo Sachsida. Contudo, não havia o reajuste nas refinarias da Petrobras, a base no mês anterior era em valores menores, e parte dos preços médios na semana encerrada em 25 de junho, mais altos por já embutem o reajuste que pode ter uma redução maior.

 

Foto de destaque: O caminhão levando o combustível / reprodução site da AEROFLAP  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo