Esportes

Quem é o maior rival de Federer, Nadal ou Djokovic?

Roger Federer, um dos maiores tenistas da história está para se aposentar, porém, em toda sua trajetória no tênis, quem foi seu principal rival, o espanhol Rafael Nadal, ou o sérvio Novak Djokovic?

16 Set 2022 - 16h24 | Atualizado em 16 Set 2022 - 16h24
Quem é o maior rival de Federer, Nadal ou Djokovic? Lorena Bueri

Depois de 24 temporadas, Roger Federer vai se aposentar do tênis após a Laver Cup, torneio que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, em Londres. Vencedor de 20 Grand Slams, o atleta é um dos maiores tenistas de todos os tempos. Sua carreira foi marcada por vários jogos inesquecíveis, principalmente com seus principais rivais, Rafael Nadal e Novak Djokovic, que possuem 22 e 21 títulos de Grand Slams, respectivamente. Mas, quem entre o espanhol e o sérvio é o principal rival do suiço?

O confronto entre Federer e Nadal aconteceu 40 vezes, sendo que o espanhol venceu 24 jogos, contra 16 vitórias do suiço. Eles disputaram 24 finais entre si, Federer venceu 10 e foi derrotado nas outras 14, e em finais de Grand Slam, o retrospecto se mantém positivo para Rafael Nadal, que, em 9 jogos, ganhou 6 e perdeu 3 para Roger Federer. Nos primeiros confrontos entre os tenistas, o suiço ganhou apenas 6 dos primeiros 19 jogos entre os dois, porém nas últimas 8 partidas entre os dois, Federer levou a melhor e venceu 7 delas.


Roger Federer após vencer o torneio de Wimbledon em 2017 (Foto: Reprodução/Andrew Couldridge/REUTERS)


Já contra o sérvio Novak Djokovic, adversário que o suiço enfrentou 50 vezes, Federer tem um aproveitamento de 46% de vitórias, são 23 vitórias para Federer e 27 para Djokovic. Desses 50 jogos, 19 foram finais, com retrospecto negativo para o suiço, que perdeu 13 partidas decisivas para o sérvio, ganhando somente 6. Em finais de Grand Slam, Federer venceu Djokovic apenas no US Open de 2007, e perdeu nas outras 4 oportunidades. A história do confronto Federer x Djokovic aconteceu de maneira inversa ao confronto Federer x Nadal, Federer venceu 13 dos primeiros 19 jogos contra Djokovic, mas nas últimas 13 partidas, o sérvio saiu como vencedor em 10 delas.

Somente Nadal e Djokovic conseguiram ter um retrospecto positivo contra Federer após jogar mais de 7 partidas contra o suiço. e eles também são os únicos a conseguir vencer Federer mais de duas vezes em Grand Slam.

Roger Federer disputará a Laver Cup no Time Europa, e jogará ao lado de Andy Murray, e seus dois principais rivais, Rafael Nadal e Novak Djokovic. Essa será a última oportunidade de assistir os 3 maiores tenistas da história jogando juntos, mas dessa vez como companheiros de time, e não rivais.

 

Foto destaque: Reprodução/Tênis News

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo