Notícias

Queda de meteoro é registada em Santa Catarina por estação de monitoramento espacial

Estação de monitoramento espacial regista meteoros bola de foto no Oeste de Santa Catarina na madrugada de quarta (13)

14 Abr 2022 - 19h00 | Atualizado em 14 Abr 2022 - 19h00
Queda de meteoro é registada em Santa Catarina por estação de monitoramento espacial  Lorena Bueri

Nessa madrugada de quarta-feira (13) foi registrado a queda do meteoro “bola de fogo”, intensidade de brilho como é conhecida, foi registrada no Norte catarinense. Em Monte Castelo, Santa Catarina foi o único local do Brasil que capitou o evento astronômico pelo astrônomo amador Jocimar Justino. Esse fenômeno astronômico é conhecido pelos amantes da área como belo e rápido já que dura em média de 5 segundos.  

"O céu apresentava muita nebulosidade, motivo pelo qual outras estações em outras cidades não registraram este meteoro. Porém, aqui, o céu se abriu pouco antes e voltou a fechar logo depois", disse o astrônomo amador Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o céu estava nublado durante a noite, mas "se abriu" momentos antes do evento. As imagens foram apanhadas às 00h47. 

O astrônomo amador afirma que os meteoros bola de fogo chegaram à magnitude superior –4, assim o seu brilho é considerado parecido com o do planeta Vênus numa distância de 100 quilômetros por hora. A estimativa é de que a rocha espacial tenha começado a brilhar sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste e desaparecido próximo ao município de Anita Garibaldi, no Oeste catarinense.  

Esse evento astronômico não é raro de acontecer, porém o seu registro sim, por conta da sua velocidade. Além do clima do sul brasileiro dificulta a vista dos meteoros bola de fogo, mas não é um evento impossível de acontecer. 

"Geralmente essas rochas espaciais entram na atmosfera entre 40 mil e 240 mil quilômetros por hora. Provavelmente, esse em específico se desintegrou totalmente durante a entrada na atmosfera", explicou. 

O próximo evento astronômico vai ocorrer ainda esse mês o Pico da Chuva de Meteoros Líridas, vai poder ser vista no território brasileiro, mas não vai ser possível ver a chuva de meteoros sem aparelhos específicos como telescópio. 

 

Foto Destaque: Meteoro bola de fogo registrado no céu de SC — Jocimar Justino/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo