Nessa madrugada de quarta-feira (13) foi registrado a queda do meteoro “bola de fogo”, intensidade de brilho como é conhecida, foi registrada no Norte catarinense. Em Monte Castelo, Santa Catarina foi o único local do Brasil que capitou o evento astronômico pelo astrônomo amador Jocimar Justino. Esse fenômeno astronômico é conhecido pelos amantes da área como belo e rápido já que dura em média de 5 segundos.
"O céu apresentava muita nebulosidade, motivo pelo qual outras estações em outras cidades não registraram este meteoro. Porém, aqui, o céu se abriu pouco antes e voltou a fechar logo depois", disse o astrônomo amador Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o céu estava nublado durante a noite, mas "se abriu" momentos antes do evento. As imagens foram apanhadas às 00h47.
O astrônomo amador afirma que os meteoros bola de fogo chegaram à magnitude superior –4, assim o seu brilho é considerado parecido com o do planeta Vênus numa distância de 100 quilômetros por hora. A estimativa é de que a rocha espacial tenha começado a brilhar sobre o município de Curitibanos, no Meio-Oeste e desaparecido próximo ao município de Anita Garibaldi, no Oeste catarinense.
Esse evento astronômico não é raro de acontecer, porém o seu registro sim, por conta da sua velocidade. Além do clima do sul brasileiro dificulta a vista dos meteoros bola de fogo, mas não é um evento impossível de acontecer.
"Geralmente essas rochas espaciais entram na atmosfera entre 40 mil e 240 mil quilômetros por hora. Provavelmente, esse em específico se desintegrou totalmente durante a entrada na atmosfera", explicou.
O próximo evento astronômico vai ocorrer ainda esse mês o Pico da Chuva de Meteoros Líridas, vai poder ser vista no território brasileiro, mas não vai ser possível ver a chuva de meteoros sem aparelhos específicos como telescópio.
Foto Destaque: Meteoro bola de fogo registrado no céu de SC — Jocimar Justino/Divulgação