Money

Quase 40% dos brasileiros pretendem realizar o sonho da casa própria em 2023

Brasileiros ainda querem adquirir a casa própria, mesmo com as altas taxas de juros. Segundo o QuintoAndar 2 em cada 5 brasileiros pretendem comprar um imóvel em 2023.

05 Fev 2023 - 20h47 | Atualizado em 05 Fev 2023 - 20h47
Quase 40% dos brasileiros pretendem realizar o sonho da casa própria em 2023 Lorena Bueri

 

Uma pesquisa do site QuintoAndar revelou que 39% dos brasileiros tem intenção de adquirir um imóvel este ano. Apenas 18% da população brasileira prefere alugar um imóvel em 2023.

Um pouco mais de um terço daqueles que buscam um lar para chamar de seu preferem adquirir um imóvel usado. 52% deles optariam por um imóvel novo.

Segundo o gerente de dados do QuintoAndar, Thiago Reis, a pesquisa que ouviu 1500 pessoas foi reveladora. “A pesquisa traça um cenário revelador para a moradia em 2023 e reforça essa vontade das pessoas de mudança, de encontrar sua casa dos sonhos, mesmo com uma situação econômica desafiadora”.

Entre os entrevistados um pouco mais da metade já moram em imóvel próprio totalmente quitado. 23% deles ainda paga aluguel.

Segundo pesquisa do QuintoAndar, o sonho da casa própria está no coração de 87% dos brasileiros. Mas Flávia Vieira, vice-presidente de Administradoras de Imóveis da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas (CMI-Secovi), lembra que muitos aspectos devem ser ponderados, “O mercado imobiliário vive em função da vida das pessoas. Elas têm projetos, casam, têm filhos, ficam viúvas e precisam de uma casa menor, a vida não para. Se a pessoa tem a possibilidade de esperar, pode ter cautela, mas entra em um risco, porque hoje o mercado está como no final do ano passado, mas pode mudar”.


Casinhas (Reprodução/ Pixabay)


Apesar de parecer que os jovens não sonham em ter um imóvel próprio, a pesquisa do QuintoAndar revelou exatamente o contrário. 91% dos entrevistados entre 21 e 24 anos tem este sonho.

Vinicius Murilo de Souza é um bom exemplo da ligação forte que os brasileiros tem com a moradia. Após alugar uma casa quando se mudou para São Paulo, entrou em contato com a imobiliária para tentar adquirir o imóvel, "Essa casa me despertou uma vontade grande de comprar, até por ser um lugar com o qual criei uma relação tão forte, [queria] saber que não tenho tempo para sair".

Foto Destaque: Casa brasileira. Reprodução/ Pixabay

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo