Bem Estar

Qualidade do sono influencia no surgimento de Alzheimer

A comunidade científica tem concordado que o sono e a sua qualidade são grandes aliados da saúde e bem-estar do indivíduo, influenciando inclusive no aparecimento ou não de doenças graves, como, por exemplo, alzheimer.

3 min de leitura
15 Fev 2022 - 08h12 | Atualizado em 15 Fev 2022 - 08h12

No dia 10 de janeiro, foi realizado um estudo pela revista científica, “PLOS Genetics”, que constatou a existência de células no sistema imunológico encarregadas da limpeza de uma proteína que fica acumulada no cérebro, em pacientes portadores de Alzheimer. Essas proteínas estão associadas ao ciclo cicardiano, mais conhecido como ritmo caridiano, que é a maneira como um organismo se regula entre dia e noite.

Nosso cérebro ganha diversos estímulos no decorrer do dia, e isso faz com que o corpo humano tenha um comportamento diferente durante o períodio de descanso. Alguns hábitos podem inteferir de maneira de negativa nesse ciclo: não possuir uma rotina de horário norturno para dormir, ou seja, insônia, usar erroneamente medicamentos, mudanças repentinas de rotina e fuso horário.


Estudo comprova que o cuidado com o ciclo cardiano previne o surgimento de Alzheimer.( Reprodução/pexels).


Outro ponto que foi verificado pelo estudo, foi que interrupções durante o período em que se está sonhando podem ter conexão com o surgimento de alzheimer. Os observadores perceberam que a atuação das células que trabalham para barrar o surgimento das placas de proteínas que são características de tal enfemidade, possuem a função gerenciada pelo ciclo cardiano, e uma vez que o cilclo é interrompido elas não podem realizar o seu trabalho.



Ao chegar da maturidade é normal que a qualidade do sono diminua naturalmente, e possuir outras doenças como depressão, diabetes, hipertensão, doença obstrutiva de pulmão, entre outros também contribuem para o aparecimento da demência. Essa segunda afirmação foi elaborada durante um estudo que contou com mais de 10 mil britânicos, teve início em 1985 e durou até 1988, entre pessoas que estavam entre 35 e 55 anos de idade, e nessa faixa etária não ficou claro o aparecimento do definhamento cognitivo, no entanto, a partir do grupo que tinha 50 anos ou mais, existia mais predisposição a essas cormobilidades.

A conscientização da preservação e do cuidado com o ciclo circadiano podem colaborar com o não aparecimento ou adiamento do Alzheimer.

Foto em destaque: A qualidade do sono pode interfeir no surgimento de Alzheimer. (reprodução/pexels).

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo