Notícias

Qual a funcionalidade dos braços do Tiranossauro Rex? Cientistas tentam desvendar essa pergunta há 120 anos

Cientistas e paleontólogos tentam desvendar questões sobre a utilidade dos braços do poderoso Tiranossauro Rex há 120 anos, por conta da desproporção do tamanho em comparação a sua altura.

21 Nov 2022 - 19h00 | Atualizado em 21 Nov 2022 - 19h00
Qual a funcionalidade dos braços do Tiranossauro Rex? Cientistas tentam desvendar essa pergunta há 120 anos Lorena Bueri

Barnum Brown, foi um importante paleontólogo americano, em agosto de 1902 organizou uma equipe de exploradores e paleontólogos para investigar as montanhas nos desfiladeiros de Montana, localizada nos Estados Unidos.

A expedição tinha o objetivo de encontrar fósseis por dentro de um terreno marrom-dourado e empoeirado utilizando cinzéis e picaretas. O grupo precisava encontrar e descobrir alguma novidade para enviar para o Museu Americano de História Natural.


Esqueleto de Tiranossauro Rex. (Foto: Reprodução/Sergey Nemo/Pixabay)


Brown conseguiu um grande feito, encontrou ossos em abundância de uma nova espécie de dinossauro, que naquela época, ainda não tinha o conhecimento de sua existência. Era o famoso e temido Tiranossauro Rex.

Henry Fairfield Osborn, chefe de Brown, escreveu uma carta após o achado: “sem dúvida, este é o achado do ano, em termos de importância científica.”

Curiosamente, desde aquele tempo da descoberta, o tamanho pequeno dos braços do grandalhão T. Rex chamou atenção pela desproporção. Dúvida que instiga os cientistas até hoje.

“Você pode olhar para os braços e dizer que eles são ridículos. São tão diferentes de qualquer coisa viva hoje em dia, qual será o motivo?”, questiona o paleontólogo L. J. Krumenacker, formado na Universidade do Estado de Idaho, também nos Estados Unidos.

A indagação é justamente pela comparação entre o tamanho do seu corpo em comparação com seus braços, estima-se que o carnívoro tinha 13,7 metros de altura, enquanto seus braços somavam apenas 90 centímetros. Deixando os cientistas em dúvida sobre as suas funcionalidades.

Brown descobriu um conjunto não inteiro dos ossos que estavam misturados, continham a pélvis, apenas uma escápula, um osso do antebraço e parte do crânio. 

Seis anos depois da primeira expedição científica, encontrou outra remessa de fósseis de outro Tiranossauro Rex, em Big Dry Creek, no estado de Colorado. Foi uma descoberta perfeita, e os fósseis são armazenados até hoje no Museu Americano de História Natural.

Por volta dos anos, houve muitas teorias e suposições para encontrar uma função para os braços, desde a diferenciação entre os sexos de macho e fêmea, auxílio para o macho conseguir reproduzir e até para a espécie poder se levantar do chão, entre outras teorias. Mas nenhuma tese foi fundamentada.

Scott Persons, curador-chefe do Museu de História Natural Mace Brown, localizado na Carolina do Sul, Estados Unidos, opina sobre a curiosidade dos cientistas: “Nós, seres humanos, provavelmente ficamos muito preocupados com a importância dos nossos braços e mãos porque eles são fundamentais para nossa sobrevivência.”- diise.

Foto Destaque: Ossos de Tiranossauro Rex em exposição. (Reprodução/Katie Rose/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo