Esportes

Quais são os clubes que mais formam jogadores da séria A?

Existem vários clubes com histórico de formação de jogadores para o futebol brasileiro e mundial. Veja os que mais se destacam.

14 Mar 2023 - 11h15 | Atualizado em 14 Mar 2023 - 11h15
Quais são os clubes que mais formam jogadores da séria A? Lorena Bueri

Existem vários clubes com histórico de formação de jogadores para o futebol brasileiro e mundial. No entanto, alguns se destacam mais do que outros quando se trata de jogadores atualmente em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

De acordo com um levantamento feito pela empresa de análise de dados CIES Football Observatory em conjunto com a casa de apostas esportivas 22Bet, divulgado em janeiro de 2022, os clubes que mais formaram jogadores para a Série A do Brasileirão nas últimas dez temporadas foram:

  1. Santos - 65 jogadores
  2. Internacional - 59 jogadores
  3. Grêmio - 58 jogadores
  4. Flamengo - 54 jogadores
  5. São Paulo - 52 jogadores

É importante lembrar que esses números não incluem jogadores contratados por esses clubes ainda nas categorias de base, mas que não chegaram a jogar profissionalmente por eles.

Santos - 65 jogadores

O Santos é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro e tem como uma de suas marcas a formação de grandes jogadores. Segundo o levantamento da empresa CIES Football Observatory, o Santos, é o clube que mais formou jogadores para a Série A do Campeonato Brasileiro nas últimas dez temporadas, com 65 jogadores.

Entre os jogadores revelados pelo Santos estão ícones do futebol brasileiro como Pelé, Neymar e Robinho, além de outros nomes importantes como Diego, Ganso, Elano e Alex Sandro. O clube investe em sua base e mantido uma política de dar oportunidades aos jovens talentos, resultando em revelações recentes como Gabriel Barbosa, conhecido como Gabigol, e Kaio Jorge, que se transferiu para a Juventus em 2021.

A boa atuação do Santos na formação de jogadores também se reflete em seus resultados esportivos, como os títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes conquistados em 2011, com uma equipe que contava com Neymar e Ganso como destaques. O clube também tem tradição em disputas de categorias de base, com diversas conquistas em torneios (inter)nacionais.

Internacional - 59 jogadores

O Internacional é um dos clubes mais importantes do futebol brasileiro com uma história marcante na formação de jogadores. Segundo a empresa de análise de dados CIES Football Observatory, o clube gaúcho é o segundo que mais formou jogadores para a Série A do Campeonato Brasileiro nas últimas dez temporadas, com um total de 59 jogadores.

Entre os jogadores revelados pelo Internacional estão grandes nomes do futebol brasileiro, como Falcão, Dunga, Taffarel, Fernandão, Nilmar, Rafael Sóbis, Alexandre Pato e Oscar. O clube tem uma tradição de investir na base, com um centro de treinamento de excelência e uma equipe técnica dedicada à formação dos jovens talentos.

Nos últimos anos, o Internacional tem mantido essa política de valorização da base e revelado jogadores como o zagueiro Lucas Ribeiro e o volante Rodrigo Dourado. O clube também tem se destacado em competições de categorias de base, tendo conquistado diversos títulos em torneios (inter)nacionais.

A formação de jogadores é uma parte importante da história do Internacional e tem sido um fator determinante para o sucesso do clube ao longo dos anos. Além disso, a revelação de talentos na base tem se mostrado uma estratégia importante para a manutenção de um time competitivo em um mercado cada vez mais caro e disputado.

Grêmio - 58 jogadores

O Grêmio é um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro com uma história marcante na formação de jogadores. Segundo a empresa de análise de dados CIES Football Observatory, o clube gaúcho é o terceiro que mais formou jogadores para a Série A do Campeonato Brasileiro nas últimas dez temporadas, com um total de 58 jogadores.

Entre os jogadores revelados pelo Grêmio estão grandes nomes do futebol brasileiro, como Ronaldinho Gaúcho, Lucas Leiva, Anderson, Carlos Eduardo e Douglas Costa. O clube tem uma tradição de investir na base e manter uma equipe técnica dedicada à formação de jovens talentos, além de um centro de treinamento de excelência.

Nos últimos anos, o Grêmio tem mantido essa política de valorização da base e revelado jogadores como o volante Matheus Henrique, o atacante Everton Cebolinha e o lateral-esquerdo Marcelo Hermes. O clube também tem se destacado em competições de categorias de base, tendo conquistado diversos títulos em torneios (inter)nacionais.

A formação de jogadores é uma parte importante da história do Grêmio e tem sido um fator determinante para o sucesso do clube ao longo dos anos. Além disso, a revelação de talentos na base tem se mostrado uma estratégia importante para a manutenção de um time competitivo em um mercado cada vez mais caro e disputado.

Flamengo - 54 jogadores

O Flamengo é um dos clubes mais populares do futebol brasileiro com uma história marcante na formação de jogadores. Segundo a empresa de análise de dados CIES Football Observatory, o clube carioca é o quarto que mais formou jogadores para a Série A do Campeonato Brasileiro nas últimas dez temporadas, com um total de 54 jogadores.

Entre os jogadores revelados pelo Flamengo estão grandes nomes do futebol brasileiro, como Zico, Júnior, Bebeto, Adriano, Vinícius Júnior e Paquetá. O clube investe em sua base e mantido uma equipe técnica dedicada à formação dos jovens talentos, além de um centro de treinamento de excelência.

Nos últimos anos, o Flamengo tem mantido essa política de valorização da base e revelado jogadores como o volante Gerson, o lateral-direito João Lucas e o atacante Rodrigo Muniz. O clube também tem se destacado em competições de categorias de base, tendo conquistado diversos títulos em torneios (inter)nacionais.

A formação de jogadores é uma parte importante da história do Flamengo e tem sido um fator determinante para o sucesso do clube ao longo dos anos. Além disso, a revelação de talentos na base tem se mostrado uma estratégia importante para a manutenção de um time competitivo em um mercado cada vez mais caro e disputado.

São Paulo - 52 jogadores

O São Paulo é um dos clubes mais vencedores do futebol brasileiro com uma história marcante na formação de jogadores. Segundo a empresa de análise de dados CIES Football Observatory, o clube paulista é o quinto que mais formou jogadores para a Série A do Campeonato Brasileiro nas últimas dez temporadas, com um total de 52 jogadores.

Entre os jogadores revelados pelo São Paulo estão grandes nomes do futebol brasileiro, como Raí, Kaká, Oscar, Hernanes, Casemiro e Lucas Moura. O clube investe em sua base e mantido uma equipe técnica dedicada à formação dos jovens talentos, além de um centro de treinamento de excelência.

Nos últimos anos, o São Paulo tem mantido essa política de valorização da base e revelado jogadores como o zagueiro Rodrigo Caio, o meia Igor Gomes e o atacante Brenner. O clube também tem se destacado em competições de categorias de base, tendo conquistado diversos títulos em torneios (inter)nacionais.

A formação de jogadores é uma parte importante da história do São Paulo e tem sido um fator determinante para o sucesso do clube ao longo dos anos. Além disso, a revelação de talentos na base tem se mostrado uma estratégia importante para a manutenção de um time competitivo em um mercado cada vez mais caro e disputado.

Conclusão

A formação de jogadores é um aspecto fundamental para o sucesso de um clube de futebol, tanto no que se refere à construção de um time competitivo quanto à consolidação de uma história marcante. Como vimos, Santos, Internacional, Grêmio, Flamengo e São Paulo são alguns dos clubes brasileiros que têm se destacado na revelação de talentos nos últimos anos, formando, jogadores que hoje atuam em clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

Investir na base, manter uma equipe técnica dedicada à formação dos jovens talentos e contar com um centro de treinamento de excelência são algumas das estratégias adotadas por esses clubes para revelar jogadores de qualidade e formar equipes competitivas. A revelação de talentos também se mostra uma estratégia importante em um mercado cada vez mais caro e competitivo, permitindo que os clubes possam contar com jogadores de qualidade sem precisar efetuar grandes investimentos financeiros.

Além disso, a formação de jogadores é um aspecto importante para a consolidação da história de um clube, reconhecido não apenas pelos títulos conquistados, mas também pela qualidade dos jogadores revelados. Pelé, Zico, Raí, Kaká e Neymar são apenas alguns dos exemplos de jogadores que se tornaram ícones do futebol brasileiro revelados por clubes que investiram em suas bases.

Por fim, a formação de jogadores se mostra uma estratégia importante para o desenvolvimento do futebol brasileiro todo, permitindo a revelação de talentos que possam integrar as seleções brasileiras e representar o país em competições internacionais. Assim, a valorização da base é fundamental para o fortalecimento do futebol brasileiro e para a consolidação dos clubes como protagonistas do esporte.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo