O médico responsável pelos cuidados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma coletiva em que abordou o estado dele. Roberto Kalil Filho afirmou que o quadro de Lula é bom e que sua viagem para a China poderá acontecer mais cedo que o esperado. Após analisar a situação clínica do petista no Palácio da Alvorada foi detectado que uma pneumonia viral de grau leve acometeu o presidente.
A pneumonia é uma doença que inflama os pulmões,causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometem as estruturas desse órgão tão importante. Há três tipos de pneumonia, a viral, ou bacteriana e a fúngica. A viral foi a detectada no presidente Lula. Causada por vírus, é o tipo mais comum da doença. A gripe e o resfriado normalmente provocam o desenvolvimento do quadro em adultos.
A doença fez com que toda a agenda dele para os próximos dias fosse adiada. O principal evento desse cronograma seria o encontro com o presidente chinês Xi Jinping, que estava previsto para terça-feira (28), o embarque do presidente aconteceria no sábado (25) mas a saúde o impediu. Como o resultado da investigação médica foi excelente, os compromissos que o marido de Janja teria não foram adiados totalmente.
"O quadro geral do presidente é muito bom, ele está estável. Está medicado e deve viajar domingo à China" disse o médico à imprensa.
Lula está bem e princípio de pneumonia já foi tratado, diz Ministra da Saúde.
— Metrópoles (@Metropoles) March 24, 2023
Nísia Trindade atualizou o quadro de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta sexta-feira (24). pic.twitter.com/yHEg7Iidwm
A ministra da saúde comentou o diagnóstico do presidente (Reprodução\Twitter)
A China tem um papel fundamental na economia brasileira. Com uma comitiva de 200 pessoas, a viagem ao território chinês tem como objetivo reforçar as alianças entre os dois países e ampliar a exportação de produtos brasileiros. Junto com o vice-presidente, Lula deve ampliar ainda mais as relações comerciais do Brasil com outras potências. Ao retornar ao Brasil, o governo vai apresentar o projeto fiscal para os próximos anos.
Foto destaque: O presidente Lula (Reprodução\Twitter)