Cinema/TV

“Psicose” é eleito o melhor filme de todos os tempos por revista norte-americana

Lançado em 1960, “Psicose”, de Alfred Hitchcock segue rendendo bons frutos ao já falecido diretor. O filme acaba de ser considerado o melhor de todos os tempos pela Variety.

24 Dez 2022 - 12h50 | Atualizado em 24 Dez 2022 - 12h50
“Psicose” é eleito o melhor filme de todos os tempos por revista norte-americana Lorena Bueri

Lançado em 1960, “Psicose”, de Alfred Hitchcock segue rendendo bons frutos ao já falecido diretor. O filme acaba de ser considerado o melhor de todos os tempos pela Variety, em lista divulgada nesta quinta-feira (21).

A lista final publicada pela revista foi fruto de avaliações de centenas de títulos selecionados por mais de 30 críticos, escritores e editores. Segundo os realizadores, a parte mais difícil foi escolher quais títulos deixariam de fora da seleção.

Sobre a eleição de “Psicose” para o primeiro lugar do pódio, a revista justifica: “Dificilmente existe um quadro da obra-prima do terror cataclísmico de Alfred Hitchcock que não seja icônico”.

Saudá-lo como o melhor filme de Hitchcock — muito menos o melhor filme já feito — não pareceria muito respeitável. No entanto, há uma razão para que cada momento em ‘Psicose’ seja icônico, e que Anthony Perkins e Janet Leigh, como Norman Bates e Marion Crane, tenham se fixado em nossa imaginação como figuras de um sonho”, prosseguem os críticos.

A revista não deixou de mencionar a famosa “cena do banheiro” do longa, momento que marca o assassinato da protagonista vivida por Janet Leigh.

Em 45 segundos, a cena do chuveiro rasga o século 20 pela metade; o que Hitchcock estava expressando era profundo - que no mundo moderno, o centro não funcionaria mais. E uma vez que o filme mata sua heroína (matando, no processo, a própria ideia de que Deus nos protegerá), ele se transforma na meditação mais hipnótica, sedutora e profética do cinema sobre medo, luxúria, inocência, violência e identidade”.


A icônica "cena do banheiro" de Psicose. (Foto: Reprodução/8 Milímetros)


O título foi seguido por “O Mágico de Oz” (1939) em segundo lugar, e o primeiro filme da trilogia “O Poderoso Chefão” (1972) em terceiro. A lista completa pode ser acessada no site da Variety.

Foto Destaque: Janet Leigh como Marion Crane em Psicose. Reprodução/Paramount Pictures

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo