Beleza

Protetor solar com cor: um grande aliado para proteger e disfarçar sinais

Incluir o protetor solar com cor na rotina de cuidados torna a rotina mais prática. Ele pode substituir a base, na hora da make, além de proteger a pele contra envelhecimento precoce e manchas.

16 Abr 2022 - 18h31 | Atualizado em 16 Abr 2022 - 18h31
Protetor solar com cor: um grande aliado para proteger e disfarçar sinais  Lorena Bueri

No cotidiano, utilizar produtos multifuncionais torna a rotina mais prática, por isso, os protetores com cor se tornou um item indispensável para muitas pessoas, já que ele dispensa o uso da base. Além de proteger dos danos causados pela exposição solar, como envelhecimento precoce, manchas, rugas e até mesmo câncer, ele ainda uniformiza o tom de pele.

O protetor com cor, também ajuda a proteger a pele contra a luz visível emitida pelas lâmpadas, aparelhos eletrônicos, como celular, computador e televisão, e impede que as manchas já existentes se intensifique pelo sol.

Uma médica dermatologista e médica estética, em entrevista para a universia, explica como o protetor com cor age na pele. “O protetor solar com cor cria uma barreira física sobre a pele, protegendo dos raios UVA e UVB”, conta ela.

Protetores físicos x química

Eles podem ser encontrados em diversos produtos como gel, creme, spray, loção, existem versões que são para o rosto, lábios e corpo. “Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações. Já os filtros químicos funcionam como uma espécie de 'esponja' dos raios ultravioletas, transformando-os em calor”, explica outro dermatologista do Rio de Janeiro.

A luz visível gera impactos negativos na pele, pois aumenta a produção de radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento e estimula a produção de melanina, piorando as manchas. A radiação ultravioleta tem ação cumulativo (efeitos sobrepostos em uma escala) e os raios solares penetram profundamente na pele, que a longo prazo provoca o surgimento de pintas, sardas, manchas e outros problemas.

O dermatologista do Rio, esclarece ainda, quais outros problemas essa exposição pode causar. “Ocorre, por exemplo, o envelhecimento precoce se a pessoa pega muito sol. A pele fica fina, com rugas, mais quebradiça, sem viço porque essa exposição destrói as fibras de colágeno e as de elastina”.


Melhor Filtro Solar COM COR: Top 5 Favoritos (Reprodução/Youtube)


Quem deve usar

Principalmente pessoas que estão fazendo tratamento para manchas, ou pessoas que ficam muito tempo exposta ao sol ou à luz visível. Esse protetor solar pode ser usado por qualquer pessoa, mas sempre com o acompanhamento de um médico especialista.

Foto destaque: Mulher passa protetor sola. Reprodução/YaroslavShuraev/Pexels.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo