Saúde

Protetor solar: Confira as melhores dicas para usa-lo corretamente

O protetor solar é um importante aliado no combate ao câncer de pele, incluindo a forma mais agressiva, o melanoma. Por isso, saiba como aproveitar melhor seus benefícios.

17 Ago 2022 - 15h07 | Atualizado em 17 Ago 2022 - 15h07
Protetor solar: Confira as melhores dicas para usa-lo corretamente Lorena Bueri

O câncer de pele é um dos cânceres mais comuns no Brasil: é responsável por 33% dos diagnósticos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), há aproximadamente 185.000 novos casos a cada ano. A maioria é causada pela superexposição aos raios UV do sol.

Então, quando se trata de proteger a pele do sol, o tipo de protetor solar que é escolhido é tão importante quanto a forma como é utilizado usa. As pessoas que se queimam geralmente não usam protetor solar suficiente, não reaplicam após a exposição ao sol ou usam produtos vencidos.

Mesmo em dias nublados e no inverno, a pele fica exposta aos raios UV nocivos do sol. Portanto, mesmo que esteja caminhando rapidamente no outono ou saindo em um dia chuvoso, é necessário usar protetor solar.


A quantidade correta de protetor solar corresponde a três dedos, ou 30g do produto. (Foto: Reprodução/Instagram)


Dicas para usar o protetor solar

Confira dicas essenciais para usar corretamente o protetor solar:

1. Obtenha proteção UVA e UVB

Busque escolher sempre um protetor solar que forneça proteção UVA e UVB. Dessa forma, a pele estará protegida contra os ultravioleta B (UVB), que podem causar queimaduras solares e danos à pele, e dos raios ultravioleta A (UVA), que aumentam o risco de câncer de pele.

Verifique também se o protetor solar escolhido contém óxido de zinco ou dióxido de titânio. Esses ingredientes ajudam a bloquear os raios UVA e UVB.

2. Selecione FPS 30 ou superior

O FPS (Fator de Proteção Solar) absorve e reflete os raios do sol para não queimar ou danificar a pele. O valor mínimo para produzir um efeito é FPS 30. Porém, usar um valor de FPS mais alto não significa melhor proteção, então não é indicado se expor ao sol por mais tempo só porque usou um fator 50 ou 70.

O FPS está relacionado ao tipo de pele, quanto mais clara a pele, maior o fator.

3. Aplique bastante protetor solar o mais cedo possível

Pode levar de 15 minutos até meia hora para a pele absorver o protetor solar. Portanto, planeje com antecedência e aplique protetor solar 30 minutos antes de sair.

E não economize no protetor solar. A maioria das pessoas não aplica o suficiente. Para que o protetor solar funcione de forma eficaz, você deve passar 30 gramas de protetor solar em todas as áreas do corpo expostas ao sol, o equivalente a 3 dedos da mão. Isso inclui seu pescoço, rosto, orelhas, peito do pé e pernas.

4. Reaplique o protetor solar a cada duas horas

O protetor solar desaparece após algumas horas, por isso deve ser reaplicado ao longo do dia. As versões em spray precisam ser reaplicados com mais frequência porque saem mais facilmente. Isso também deve ser feito após o contato com água ou suor. Se possível, tente adquirir um protetor à prova d'água.

5. Não confie apenas no protetor solar

Protetor solar sozinho não irá protegê-lo totalmente. Quanto mais tempo estiver exposto ao sol, como um dia na praia, maior deve ser a proteção. Isso inclui caminhar ou descansar na sombra, usar chapéu, protetor labial com FPS 30, óculos de sol com proteção UV, roupas com proteção solar especial e até roupas de manga comprida.

Benefícios do protetor solar

Como é possivel observar, o protetor solar é um item muito importante no dia a dia. Vale lembrar também que deve ser usado todos os dias, tanto em espaços fechados quanto abertos, independente do clima. 

Além de prevenir o aparecimento do câncer de pele, possui os seguintes benefícios: protege contra o fotoenvelhecimento; clareia manchas na pele; previne rugas e linhas de expressão; previne o aparecimento de manchas, melasma e doenças de pele.

 

Foto destaque: Protetor solar é um aliado na prevenção do câncer de pele. (Foto: Reprodução/Freepik)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo