Saúde

Programa ‘Farmácia Popular’: Cinco novos medicamentos são incluídos

Anúncio do governo aconteceu nesta quinta-feira (29) dentro do simpósio do Ministério da Saúde sobre o Dia Mundial do Coração e doenças cardiovasculares.

01 Out 2022 - 11h57 | Atualizado em 01 Out 2022 - 11h57
Programa ‘Farmácia Popular’: Cinco novos medicamentos são incluídos Lorena Bueri

O governo anunciou nesta quinta-feira (29), dentro do simpósio do Ministério da Saúde sobre o Dia Mundial do Coração e doenças cardiovasculares, que vai incorporar cinco novos medicamentos no ‘Farmácia Popular’ – programa de distribuição gratuita ou copagamento de medicamentos  pelo Sistema Único de Saúde (SUS) -. O programa não tinha inclusão de novos desde 2011.

Os novos remédios serão direcionados para o tratamento e cuidado de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca e segundo publicação no site do governo federal ficaram disponíveis para a população no prazo 30 dias após a publicação da portaria no Diário Oficial da União que seria publicado nesta sexta-feira, mas até o momento ainda não houve atualização. Segundo o Ministério da educação a estimativa, é que sejam beneficiadas cerca de 2,7 milhões de pessoas, ainda segundo o órgão o programa atende mais de 20 milhões de brasileiros e conta com mais de 30 mil farmácias credenciadas e distribuídas em 4.397 municípios do Brasil.

Os novos medicamentos que entram no ‘Programa Farmácia popular

Os remédios que irão incorporar o programa são:

Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial) - gratuidade

Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial) - gratuidade

Furosemida 40 mg (hipertensão arterial) - gratuidade

Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial) - gratuidade

E por fim Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular) - este no modelo de copagamento.

Corte para abrir espaço ao orçamento secreto

A incorporação vem depois de corte revelado pelo O Estado de São Paulo. Segundo a reportagem consta que o governo do Presidente Jair Bolsonaro enviou um projeto de orçamento para 2023 ao congresso, em que o programa ‘Farmácia Popular’ teria um grande corte de 60% para que fosse aberto espaço ao orçamento secreto. A verba destinada aos medicamentos caiu de 2,04 bilhões em 2022 para 804 milhões em 2023, ou seja, 1,2 milhões a menos no projeto para o ano quem vem. Os remédios oferecidos de graça serão os afetados por esse corte de verba.

Foto destaque: Pílulas e medicamentos. Reprodução/Freepik BR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo