Money

Produção de petróleo e gás no Brasil cai cerca de 11% em março

Porém mesmo com esta queda na produção o Brasil conseguiu exportar 11,31 milhões de toneladas de petróleo no mesmo período, no mês de março. Entenda a trajetória da produção e exportação:

19 Abr 2023 - 08h22 | Atualizado em 19 Abr 2023 - 08h22
Produção de petróleo e gás no Brasil cai cerca de 11% em março  Lorena Bueri

No mês anterior a produção de petróleo e gás no nosso país sofreu uma queda de 11,95%, mesmo tendo produzido um número muito elevado no mês de fevereiro. A diminuição na produção representou cerca de 3,68 milhões de barris que foram produzidos por dia, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Apesar desta queda o Brasil conseguiu exportar um número de petróleo altíssimo e recorde da história até agora, em março, no mesmo mês da queda, por coincidência ou não. Foram exportadas 11,31 milhões de toneladas de petróleo neste período, o que foi um aumento diante da quantidade exportada um ano antes, segundo dados oficiais do governo federal.

No mês de fevereiro a produção de petróleo e gás foi bem maior em comparação com março, pois haviam produzido 4,18 milhões de boed, que está sendo considerado um recorde. Como citado antes, houve uma diminuição relevante na produção de um mês para o outro, mas analisando pelo lado positivo temos o fator de que a exportação teve um resultado muito relevante exportando muito mais do que havia sido produzido.


A exportação de Petróleo em março foi a maior até agora (Reprodução/Freepik)


Analisando em números exatos o mês de março diminuiu a produção de petróleo em 12,76% se comparado com a produção feita em fevereiro. De qualquer forma, isto acaba sendo preocupante, por ter uma forte redução em um curto período de tempo.

Em fevereiro as vendas externas de petróleo tiveram um avanço mesmo depois de um imposto cobrado sobre as mesmas vendas pelo Brasil no início de março, o que foi dito no fim de fevereiro, fase em que as petroleiras não tinham margem de manobra para fazer o reposicionamento de embarques.

Ainda não se sabe com toda certeza se as exportações irão continuar em alta e não sofrerão queda, como no mês de março que teve queda na produção. Pois diante da produção que diminuiu este é um risco que as exportações também correm.

Foto destaque: A produção do petróleo teve queda no último mês. Reprodução/FGV

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo