Saúde

Procedimento cirúrgico inédito retira tumor de bebê em gestação

Um procedimento cirúrgico inédito no Brasil foi capaz de retirar um tumor de um bebê ainda em gestação. Ele estava com 29 semanas e foi realizada uma cirurgia a laser.

23 Jun 2022 - 18h38 | Atualizado em 23 Jun 2022 - 18h38
Procedimento cirúrgico inédito retira tumor de bebê em gestação Lorena Bueri

No dia 18 de maio, a jornalista Polyana Resende Brant deu à luz ao seu primeiro filho. Porém, a gravidez não saiu 100% como planejado, durante o segundo trimestre de gestação, alguns exames indicavam a existência de um tumor na região do tórax do feto. Se trata de um quadro raro, no qual uma massa se parece com o pulmão, é também, assim como os órgãos, irrigada por vasos sanguíneos, mas como todo tumor, não tem função específica.

Apesar de não ter sido um tumor maligno e não produzir um câncer, a massa criada por ele estava fazendo uma compressão nos outros órgãos, podendo gerar problemas futuros, além de utilizar sangue que poderia ser distribuído para outras partes do corpo, o que atrapalharia no desenvolvimento dele. Outro ponto negativo do tumor era o acumulo de água na região pulmonar do feto.

A partir desse quadro, a jornalista recebeu a notícia de que caso não houvesse intervenção cirúrgica o bebê viria a óbito, e caso fizessem um parto forçado, as chances de sobrevivência também seriam pequenas, dado a prematuridade da gestação, apenas 29 semanas. Quando ouviu isso, Polyana ficou desesperada, mas segundo ela, agarrada na fé e buscando os melhores especialistas, conseguiram achar soluções. Ressaltou ainda a importância de acreditar na ciência.


Gestante (Foto: Reprodução/Pixabay)


Segundo a médica responsável, a cirurgiã Danielle do Brasil, seria necessário queimar um dos vasos responsáveis pelo abastecimento de sangue ao tumor em questão. Sendo assim, com uma agulha grossa que possui laser, fizeram a queima desse vaso e o tumor não seria capaz mais de existir, já que não seria mais abastecido. Após morrer, a massa seria absorvida pelo corpo.

O procedimento ocorreu com sucesso, a queima do vaso foi feita, entretanto, após 10 dias, quando observados os benefícios da técnica, notaram que a circulação do tumor fez outro caminho para abastecer a massa. Desse modo, foi feito um segundo procedimento e dessa vez não voltou a crescer.

 

Foto Destaque: Procedimento cirúrgico. Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo