Empreendedorismo

Principais tendências para as redes sociais em 2023

Para atrair público, a peça-chave é um bom planejamento estratégico e maior engajamento entre os usuários, sabendo identificar as principais tendências nas redes sociais para um melhor resultado.

06 Jan 2023 - 14h00 | Atualizado em 06 Jan 2023 - 14h00
Principais tendências para as redes sociais em 2023 Lorena Bueri

Após um momento traumático vivenciado pela pandemia da Covid-19, o ano de 2022 foi de recuperação pessoal e profissional. Tanto as pessoas, quanto as empresas, tiveram que se reinventar e se adequar às mudanças consolidadas no mercado. O isolamento social intensificou o modelo de trabalho remoto e o comportamento de compras online, o que aflorou a ideia de que: as pessoas não precisam mais sair de casa para fazer compras, para se manterem informadas ou até mesmo para contratar serviços.

O aumento desse novo hábito fez com que estratégias de marketing digital entrassem em evidência e empresas procurassem o serviço para não ficar para atrás de suas concorrentes, abrangendo assim, todos os canais de comunicação direta e indireta com os clientes, e o maior aliado nesse meio, são as redes sociais. O que precisa ser estabelecido em sua estratégia é a consciência de saber utilizá-las ao seu favor. Do Instagram ao Linkedln, do Facebook ao Twitter: cada rede permite estabelecer níveis graduais de interação com foco na conversão.


Principais tendências para as redes sociais em 2023 (Foto:Reprodução/Pinterest)


É necessário conhecer o perfil do público nas redes sociais, e assim, planejar estratégias mais personalizadas de acordo com o que está vinculado ao conhecimento de cada rede. É essencial compreender o funcionamento e conhecer cada ferramenta, para explorar o máximo do  potencial de conversão e vendas. Desse modo, é preciso se atentar que, em cada rede, será necessário pensar em ações que conectem a marca/empresa, com seus usuários, ou seja, identificar o que faz mais sentido dentro dessa relação. Sendo assim, cada conteúdo, de cada rede, deve ser pensado com a estratégia ideal para atender as necessidades de seus consumidores.

Separamos algumas das principais tendências que irão movimentar as redes sociais em 2023. Confira:

Atendimento ao cliente pelas Redes Sociais.

Uma realidade já presente é a prática de atendimento ao cliente pelas redes sociais, que vem revolucionando o mercado. Esse atendimento, realizado por diferentes canais, pode ser integrado para gerar dados e insights importantes aos serviços oferecidos. Os clientes têm a necessidade de serem ouvidos em suas dúvidas ou necessidades, e isso não implica em qual canal será respondido; a importância dessa comunicação são as mensagens rápidas, objetivas e direcionadas, tornando um potencial de atendimento curto, porém, bem-sucedido.

Como tendência para 2023, as empresas precisam criar uma estrutura de atendimento, permitindo a conexão entre os canais. Cada rede social demanda uma forma de linguagem conforme a estratégia de uso e perfil dos usuários ou seguidores, para isso, é necessário se adequar para manter um diálogo favorável para ambos os lados, assim, o usuário cria uma confiança e permanece a comunicação com a empresa. Uma boa estratégia é o chatbot, softwares que usam algoritmos para estabelecer perguntas mais frequentes dos usuários e, assim, melhor respondê-las.

O uso de marketing com influenciadores

Já está mais do que provado o poder dos influencers nas redes sociais e como eles ditam as tendências com atuação direta nas decisões de compras dos usuários. Uma pesquisa realizada pela Cupom Válido, revelou que 43% dos brasileiros afirmaram tomar decisões de compra com base na opinião dos influencers, comprovando a forte tendência em usar essas personalidades nos anúncios de produtos e serviços nas empresas. Porém, você precisa ter em mente que: para que uma marca trabalhe com influencer, é necessário procurar um nome apropriado, no sentido de uma figura que vá representar bem as estatísticas impostas, como serviços ofertados e objetivos da empresa. Assim, será possível atingir, de fato, o seu público, tendo melhores resultados nas conversões.

Vídeos curtos

A produção de conteúdo em vídeo sempre foi bem vista nas plataformas digitais, mas a novidade como tendência para 2023, que já estava sendo adotada no último ano, é o encurtamento desse material, trazendo assim, um formato mais dinâmico e rápido, visando atender públicos específicos. A criação de roteiros mais elaborados é o principal objetivo para essa estratégia funcionar, indo direto ao ponto, e assim, agradando o público que alcança esse material. Lembrando que por ser um conteúdo curto, é necessário um bom planejamento, englobando assim, qualidade de imagem, uma narrativa chamativa e adequada de tempo.

Foto Destaque: Principais tendências para redes sociais em 2023:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo