Notícias

Primeiro-ministro da Índia quer transformar país em nação desenvolvida até o centenário da libertação colonial

Em Discurso no Dia da Independência, o atual líder político da Índia lembrou de grandes conquistas e lançou novas propostas para o futuro econômico da nação.

15 Ago 2022 - 21h58 | Atualizado em 15 Ago 2022 - 21h58
Primeiro-ministro da Índia quer transformar país em nação desenvolvida até o centenário da libertação colonial Lorena Bueri

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi discursou nesta segunda-feira (15) para a população indiana prometendo colocar a Índia na lista de países desenvolvidos em apenas 25 anos. Completando 75 anos de Independência do domínio britânico, o país asiático que tem uma das maiores populações do mundo (superada apenas pela China) irá apostar na juventude, na capacidade criativa de seu povo e na tecnologia digital nas próximas décadas.

No fundo, as pretensões de Modi indicam um objetivo para a Índia até o ano de 2050: se posicionar como a terceira maior economia mundial. As estratégias para que isso se concretize passam pela adoção de uma geopolítica estável que não seja prejudicial a milenar aliada China e nem se perca na manutenção das atuais parcerias globais.



O presidente dos EUA, Joe Biden, é o ponto de partida para uma maior abertura econômica da Índia com países na qual ainda não tem uma agenda comercial tão estreita. Além de parabenizar o 75º aniversário de Independência, o presidente americano citou a antiga colônia como “parceira indispensável” para as próximas conquistas e desafios globais.

A liderança de Narendra Modi foi concretizada porque juntou forças políticas para estabelecer cinco promessas para o desenvolvimento indiano. Dentre elas, talvez a mais desafiadora para o país durante essa nova etapa de projeção nacional seja a de enterrar de vez a herança do período de escravidão e de subjugação da cultura nacional e suas representatividades.

Se olhar no retrovisor é motivo de autoestima para os indianos, então eles têm muito o que comemorar. O país deve apresentar um crescimento econômico de 7% no atual ano fiscal que tem término em março de 2023. Atualmente, a renda nacional per capita da população indiana está classificada como de economia média pelo Banco Mundial. A parceria Washington-Nova Delhi é crucial para o futuro da Índia e das relações extra comerciais que serão muito importantes para as mudanças geopolíticas da região asiática, e, possivelmente, de outras partes do mundo.

 

Foto Destaque: Primeiro- Ministro indiano na festa do 75º Aniversário da Independência. Reprodução/Facebook

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo