Saúde

Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado na Argentina

Cidadão vindo da Espanha teve teste confirmado para a varíola dos macacos (monkeypox), a informação foi divulgada pela imprensa local na manhã desta sexta-feira (27).

27 Mai 2022 - 21h00 | Atualizado em 27 Mai 2022 - 21h00
Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado na Argentina Lorena Bueri

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou na manhã desta sexta-feira (27) o primeiro caso da varíola dos macacos no país. Segundo o comunicado, divulgado pelos jornais “Clarín”, “El Litoral” e “Diario Hoy”, o paciente é um homem de 40 anos da província de Buenos Aires e acaba de retornar de uma viagem à Espanha.

Ainda conforme o comunicado o paciente começou a apresentar sintomas alguns dias após voltar a Argentina e ao procurar um posto médico foi submetido a um teste: “O resultado da amostra de PCR colhida pelo Instituto Malbrán do primeiro caso suspeito de varíola dos macacos foi positivo”, informou o Ministério da Saúde argentino. No relatório as autoridades do país afirmam que o paciente está bem e seguindo “tratamento sintomático”, e seus amigos e familiares estão sendo monitorados, mas não apresentaram nenhum sintoma até o momento.

O caso é o primeiro confirmado na América Latina, mas não o primeiro em observação, ainda em Buenos Aires outro caso é analisado. Um turista espanhol que está visitando a província apresentou lesões ulcerativas na pele, mas sem outros sintomas relacionados. O paciente está sendo monitorado e também passa por tratamento sintomático.

A suspeita de um caso da monkeypox na Bolívia também está sob análise. Um jovem de 26 anos está em isolamento na cidade de Santa Cruz de la Sierra após apresentar sintomas parecidos com os da varíola dos macacos. O caso acendeu um alerta para a Secretaria de Saúde de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A cidade faz fronteira com a Bolívia.

Varíola dos macacos, o que é?


Monkeypox é similar a varíola humana, mas menos grave e letal. (Foto: Reprodução/Science Photo Library)


A monkeypox, como é chamada cientificamente, é uma doença infecciosa transmitida aos seres humanos através de animais infectados, podendo causar sintomas como: fadiga, febre, dor de cabeça, dores musculares e lesões cutâneas. Ganhou o apelido de varíola dos macacos por ter sido identificada pela primeira vez nos primatas, mas são os roedores os seus principais hospedeiros. O primeiro caso registrado aconteceu na República Democrática do Congo, em 1970, onde é considerada endêmica, assim como em diversos outros países africanos. Ela têm uma taxa de letalidade de até 10%, baixa se comparada a Varíola, e sua aparição em locais não endêmicos vem causando preocupação em especialistas que tentam determinar as causas dessa situação incomum.

 

Foto Destaque: 380 casos de varíola dos macacos já foram registrados ao redor do mundo. Reprodução/Brian Mahy/US Centers for Desease Control and Prevention. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo