Tech

Primeiro caminhão elétrico é entregue pela Tesla, mas sem previsão sobre valores

Em um evento, Elon Musk, CEO da empresa, afirmou que o caminhão movido a bateria poderá reduzir a emissão de gases poluentes pelo mundo.

03 Dez 2022 - 15h30 | Atualizado em 03 Dez 2022 - 15h30
Primeiro caminhão elétrico é entregue pela Tesla, mas sem previsão sobre valores Lorena Bueri

O CEO da Tesla, Elon Musk, entregou nesta quinta-feira (1º) o primeiro caminhão pesado da empresa, o Semi, para a PepsiCo, mas não deu previsões atualizadas sobre seu valor, planos de produção ou capacidade de carga.

Musk, que apareceu no palco de um evento na fábrica da Tesla em Nevada, disse que o caminhão movido a bateria reduziria as emissões de gases poluentes e superaria os modelos a diesel existentes em termos de potência e segurança.

Mesmo assim, os especialistas do setor continuam descrentes quanto à capacidade dos caminhões elétricos a bateria de lidar economicamente com o transporte de cargas pesadas por centenas de quilômetros.

Esse é o primeiro lançamento da Tesla desde que Musk oficializou a compra do Twitter - uma compra que os investidores acreditam que pode se tornar uma distração para ele - a empresa não revelou os preços do Semi e não deu detalhes sobre as versões do caminhão que originalmente projetou ou revelou expectativas sobre data de entrega à PepsiCo ou a outros clientes.

A Tesla também não divulgou ainda o peso sem carga do Semi, uma especificação importante que os analistas esperavam e uma consideração importante para um bom funcionamento dos caminhões elétricos.

A entrega do Semi acabou sem perguntas a Musk, como costuma acontecer normalmente nos eventos da Tesla.

A Tesla disse em 2017 que a versão que tem autonomia de 482 km do Semi iria custar US$ 150.000, e a versão de 804 km, US$ 180.000. No entanto, os preços dos automóveis de passageiros do fabricante aumentaram significativamente desde então.


(Reprodução/Twitter)


O CEO da Tesla, Robyn Denholm, falou recentemente que a montadora poderia produzir 100 Semis até 2022. Elon Musk disse que a Tesla quer produzir 50.000 de caminhões elétricos até 2024.

A Tesla divulgou que caminhões Semi representam apenas 1% das vendas de veículos nos Estados Unidos, porém 20% das emissões de gases totais de veículos.

Musk disse que o Semi utiliza três motores elétricos projetador para a versão de performance do Model S da Tesla, apenas um deles para velocidade em rodovias e dois reservados para quando o caminhão precisa acelerar, característica que o torna mais eficiente energeticamente.  Ele afirmou que: “Essa coisa tem um poder louco em comparação com um caminhão a diesel” e que: "Na verdade, é como um elefante andando como um guepardo.".

 

Foto destaque: Caminhão elétrico da Tesla. Reprodução/Carro Elétrico

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo