Esportes

Primeiro ano de SAF no Cruzeiro é coroado com o título da série B

Depois de três anos de puro sofrimento, o torcedor do Cruzeiro, enfim, pode respirar aliviado em 2022. Um ano movimentado, que começou com surpresas, recheado de incertezas, mas terminou com resultado além das expectativas.

27 Dez 2022 - 14h42 | Atualizado em 27 Dez 2022 - 14h42
Primeiro ano de SAF no Cruzeiro é coroado com o título da série B Lorena Bueri

O Cruzeiro enfim voltará a jogar a série a do Brasileirão em 2023. Após um ano de transição, por conta do modelo SAF adotado no clube, a raposa surpreendeu a todos nessa temporada, com um trabalho sólido da comissão técnica e da diretoria, e que passa muito por uma pessoa em especifico: Ronaldo Fenômeno. Ele foi o principal responsável por essa reviravolta no clube, e ajudou nessa volta da raposa a elite do futebol.

Sua chegada foi ainda nos últimos dias de 2021. A temporada já havia terminado, e o início de 2022 estava planejado "a todo vapor". Por isso os 13 dias finais do ano passado são tão importantes para contar sobre esse ano pioneiro da Sociedade Anônima do Futebol no time mineiro.

O Cruzeiro demitiu Alexandre Mattos e Vanderlei Luxemburgo. Pedro Martins foi confirmado como novo administrador executivo e Paulo Pezzolano como treinador no dia 3 de janeiro. A direção do Fenômeno optou pela demissão dos dois profissionais visando reduzir custos e mudar o perfil do mercado.

A reapresentação do Cruzeiro estava marcada para o dia seguinte, na Toca da Raposa. Ronaldo, com Covid-19, não pôde estar presente. E a incerteza sobre o elenco pairava no ar. 23 jogadores estiveram presentes na apresentação de Pezzolano – alguns sem permanência garantida.


Mineirão em dia de jogo do Cruzeiro (Reprodução/Instagram)


Fábio, ídolo do time e jogador com mais participações na história da equipe cruzeirense, não teve seu contrato renovado. Alguns torcedores ficaram revoltados com a decisão da diretoria de não renovar e foram até a porta da Toca da Raposa protestar.

A primeira crise da SAF no clube parecia estar instaurada. A justificativa da diretoria era a responsabilidade financeira. Os torcedores pediram que as raízes do clube fossem respeitadas. 

Ronaldo assinou contrato com o Cruzeiro no dia 8 de abril. Maicon, Sidnei e Gabriel Dias, recém-contratados, foram liberados para outros clubes. Wesley Gasolina, Marquinhos Cipriano, Luís Felipe, Pablo Siles, Chay, Bruno Rodrigues, Lincoln e Juan Christian foram contratados.

O Cruzeiro conquistou a Série B de 2022 de maneira sólia e contundente, culminando no título mais rápido da história do torneio. Foram 37 jogos sem ninguém à frente do clube. Paulo Pezzolano mudou o esquema de jogo, passou a jogar com três zagueiros e começou a subir na ponta da tabela. Ele conquistou quatro vitórias consecutivas e conseguiu chegar à liderança da Série B.

No momento, a raposa tem quase 70 mil associados e um dos maiores acervos do país nesse quesito. Foram mais de 43 mil pessoas presentes, em média, por jogo na Série B. Cruzeiro de Ronaldo fecha o ano com um cenário bem mais animador para 2023. O principal objetivo é se manter na Série A e criar raízes onde está há 99 anos.

 

Foto Destaque: Retrospectiva do Cruzeiro 2022 - Reprodução: ge

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo