Notícias

Presidentes do Brasil e Argentina visam exportações usando linhas de crédito

Reunião dos presidentes será sobre exportações usando linhas de crédito com garantia do Brasil. Forte crise econômica na Argentina afeta exportações no pais.

02 Mai 2023 - 21h05 | Atualizado em 02 Mai 2023 - 21h05
Presidentes do Brasil e Argentina visam exportações usando linhas de crédito  Lorena Bueri

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador da Argentina, Alberto Fernández (FT), se encontram nesta segunda-feira (2), em Brasília, no Palácio da Alvorada. O contato seria para tratar sobre uma possível concessão de linhas de crédito do Brasil a organizações argentinas, possibilitando a compra de produtos exportados por empresas brasileiras. Visto que, o Brasil é uns dos maiores aliados comerciais da Argentina. A confirmação foi do atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à GloboNews. 

"Vamos sentar hoje para verificar se é possível levar ao presidente, em uma reunião seguida de jantar, talvez uma solução para isso, que obviamente tem que assegurar que os nossos exportadores recebam pelo produto exportado", Informa Haddad durante coletiva. 

De acordo com o ministro, as linhas de crédito teriam uma garantia que seria executada em casos de descumprimento dos pagamentos realizados pelos compradores dos produtos brasileiros. Essa proteção está sendo estudada por Haddad desde de janeiro. As garantias seriam necessárias para sustentar o fluxo de exportações sem interrupções. 

O mestre em economia Gabriel Galípolo, declara que, “É um financiamento às empresas brasileiras que vendem para Argentina e são essas empresas que importam serviços e mercadorias para o Brasil.” Ele também revelou que o Brasil perdeu cerca de US$ 6 bilhões em exportações à Argentina nos últimos anos. Mas a principal causa do acordo que poderia beneficiar os dois países é a forte crise econômica presente na Argentina. O país tem uma alta dívida pública e não tem conseguido suprir a demanda dos exportadores, pois não está obtendo dólares no mercado de câmbio.


Economista Gabriel Galípolo/Arquivo Pessoal/Divulgação/Reprodução Veja 


Segundo Samuel Kinoshita, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), poderia ser o financiador das linhas de crédito brasileiras, contudo, o banco possui condições que precisam ser cumpridas.

Foto destaque: Luiz Inácio Lula da Silva e Alberto Fernández/Ricardo Stuckert/Reprodução BandNews

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo