Notícias

Presidente do TSE multa coligação de Bolsonaro em R$ 22,9 milhões

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou o pedido de verificação especial do resultado do segundo turno. E essas assinaturas são acompanhadas de um certificado digital único para cada urna.

24 Nov 2022 - 10h00 | Atualizado em 24 Nov 2022 - 10h00
Presidente do TSE multa coligação de Bolsonaro em R$ 22,9 milhões  Lorena Bueri

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou o pedido de verificação especial do resultado do segundo turno. 

 

O pedido foi feito pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, na última terça-feira (22). Moraes argumentou que as ações do partido não, forneceram qualquer indício ou evidência de fraude que justificasse a reavaliação de algumas das cédulas registradas nas urnas. 

 

O ministro também acusou a coligação da campanha de reeleição de Bolsonaro de pagar quase 23 milhões de reais em multas por litígios maliciosos – quando a justiça foi acionada de forma irresponsável.


 

Foto: Bolsonaro e Moraes (cologem reproduçao/ agencia senado)


O presidente do TSE determinou:

  • o bloqueio e a suspensão dos repasses do fundo partidário as siglas até que a multa seja quitada;
  • a abertura de um processo administrativo pela Corregedoria-Geral Eleitoral para apurar "eventual desvio de finalidade na utilização da estrutura partidária, inclusive de Fundo Partidário";
  • o envio de cópias do inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação sobre a atuação de uma suposta milícia digital para atacar a democracia e as instituições.

 

As ações do partido de Bolsonaro foram baseadas em um relatório de uma consultoria privada que dizia que as urnas pré-2020 tinham números de série únicos e deveriam ter um número separado. 

Segundo a auditoria, isso não permitiria que o aparelho fosse auditado – algo que muitos especialistas e fiscais negaram. Na terça-feira, após receber um pedido do PL, Moraes deu ao partido 24 horas para fornecer os números completos da consulta, incluindo o primeiro turno, já que os dois turnos usaram as mesmas urnas. 

Mas, o partido não incluiu o primeiro turno na auditoria - aliás, incluir o primeiro turno levaria a questionar a eleição da bancada do PL: a maior da Câmara de Comércio.

Na decisão desta quarta-feira, Moraes classificou o pedido do PL como "estranho", "ilegal" e realizado de forma inconsequente.

Moras disse que o partido atacou o Estado Democrático de Direito e usou a demanda para estimular o crime e movimentos antidemocráticos nas estradas, incluindo o uso da violência. O presidente do TSE também esclareceu que não é razoável alegar que as urnas têm o mesmo código de identificação que impediriam o rastreamento. 

Para Moraes, esse argumento só pode se basear na ignorância — o que, segundo Moraes, não parece ser o caso — ou na maldade. Moraes disse que o argumento do PL é absolutamente falso porque todas as urnas usadas na eleição de 2022 assinam digitalmente o resultado usando a chave privada de cada dispositivo.

E essas assinaturas são acompanhadas de um certificado digital único para cada urna. Portanto, a partir da assinatura digital, pode-se rastrear a origem do documento.

 

 

Foto destaque: O presidente do TSE Alexandre Moraes ( reprodução/ Agencia Brasil)  

VEJA TAMBÉM

Mãe do ator Angus Cloud conta detalhes sobre momento em que encontrou o filho sem vida Lorena Bueri

Mãe do ator Angus Cloud conta detalhes sobre momento em que encontrou o filho sem vida

O ator Angus Cloud, que ficou conhecido após estrelar na série “Euphoria”, faleceu aos 25 anos de idade devido a uma overdose. Sua mãe, em uma entrevista que concedeu, contou detalhes sobre a morte do ator
Conmebol promove ação especial e leva a Taça da Libertadores ao Rio de Janeiro Lorena Bueri

Conmebol promove ação especial e leva a Taça da Libertadores ao Rio de Janeiro

A Conmebol leva a Taça da Libertadores em ação especial, sobrevoando e visitando comunidades no Rio de Janeiro que será palco da final da competição em novembro
Bad Bunny lança novo single intitulado de “Un Preview”  Lorena Bueri

Bad Bunny lança novo single intitulado de “Un Preview”

A faixa conta com pouco mais de dois minutos de duração e em seu clipe o cantor aparece cantando próximo a um carro e a um cavalo de balanço
Árbitro explica decisão de expulsar Maidana e relata ter sofrido ofensas pela equipe do América-MG. Lorena Bueri

Árbitro explica decisão de expulsar Maidana e relata ter sofrido ofensas pela equipe do América-MG.

Ramon Abatti Abel relatou sobre jogador, auxiliar e assistente o ofendendo e copos arremessados para o gramado, por torcedores do Vasco. O árbitro explicou em súmula as decisões de expulsão
Taylor Swift anuncia lançamento mundial do filme “The Eras Tour” Lorena Bueri

Taylor Swift anuncia lançamento mundial do filme “The Eras Tour”

O filme que havia sido anunciado nos Estados Unidos, agora ganha datas também pelo mundo. Já é possível garantir o ingresso de pré-venda nas redes brasileiras
Laura Fernandez chega em estreia de “Elas por Elas” com roupa de grife Lorena Bueri

Laura Fernandez chega em estreia de “Elas por Elas” com roupa de grife

Atriz apostou em um look “simples”, mas deslumbrante. O elenco da trama se juntou para assistir o primeiro capítulo do remake que foi sucesso em 1982, celebração aconteceu nesta segunda-feira (25)
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo