Notícias

Presidente do TSE cita aumento de parlamentares mulheres e negros em primeira sessão após eleições

Ministro Alexandre de Moraes ressalta o aumento de diversidade que existirá na Câmara de Deputados devido as eleições deste ano, que elegeram as primeiras mulheres trans na história, e também maior número mulheres, negros e indígenas.

05 Out 2022 - 12h16 | Atualizado em 05 Out 2022 - 12h16
Presidente do TSE cita aumento de parlamentares mulheres e negros em primeira sessão após eleições  Lorena Bueri

Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ressaltou na última terça-feira (4) o aumento de representatividade de mulheres e negros eleitos para o Congresso nestas eleições.

A sessão da Corte, foi a primeira após o primeiro turno, e o ministro disse que a segurança das urnas eletrônicas foi reforçada mais uma vez pelo pleito, mostrando como o processo eleitoral brasileiro é seguro e auditável.

Segundo Moraes, a Justiça Eleitoral vai adotar as medidas necessárias para garantir que não voltem a ocorrer no segundo turno as filas que foram registradas.

O aumento de mulheres e negros eleitos para a Câmara mostra que as medidas tomadas pela Justiça Eleitoral com o intuito de incentivar essas candidaturas, como a destinação de verbas e fixação de cota, tem tido resultados.

“Uma obervação importante é que dos 513 deputados e deputadas, 91 membros são mulheres, aumento da participação das mulheres, aquém do que esperamos, mas houve aumento. Houve aumento das candidaturas pretas, o que mostra que mesmo não sendo a passos largos, que as medidas tomadas pelo TSE sobre mulheres e negros vem dando certo”. Declarou Alexandre de Moraes.


                                   

                                                   Alexandre de Moraes, Presidente do TSE (Foto:Reprodução/JOTA)


Ainda durante sua declaração, o presidente do TSE afirmou que os eleitores em todo o Brasil “demonstraram maturidade democrática, compareceram às seções, com paz, harmonia e segurança, isso é muito importante”.

Moraes ainda convidou os eleitores a votarem no segundo turno das eleições no dia 30 de outubro, ressaltando que dos 156 milhões de eleitores aptos, mais de 123 milhões foram as urnas.

“Convido todos os eleitores e eleitoras a participarem novamente, dia 30, segundo turno, da grande festa da democracia, exercício do voto. O TSE está planilhando e tomando medidas para que as filas que ocorreram não voltem a ocorrer no próximo turno, para que o eleitor tenha uma votação mais confortável. Eleitores que pegaram fila saibam que com os Tribunais Regionais Eleitorais o problema está sendo equacionado”.

Diversidade na Câmara

A Cãmara dos Deputados terá pela primeira vez na história duas mulheres trans eleitas deputadas federais, Érika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PTD-MG).

Salabert foi a terceira deputada mais votada de Minas Gerais, recebendo 208 mil votos. Érika foi eleita com 257 mil votos.

Em seu instagram, Érika comemorou o resultado das eleições dizendo: “Travesti preta eleita. É federal. Pela primeira vez na história!”. Também na rede social, Salabert declarou: “Sou a 1ª Trans eleita do Congresso Nacional” Sou a deputada federal mais votada da história de M.G! Mesmo com ataques de setores da esquerda, ataques dos ciristas, ameaças de morte da ultra direita, vencemos” Muito obrigada M.G!”.


                                   

                             Sônia Guajajara, eleita Deputada Federal em São Paulo com mais de 153 mil votos (FOTO:Reprodução/ Conexão Planeta)


Cinco indígenas também foram eleitos no último domingo (2) para a Câmara dos Deputados. Sendo eles: Célia Xakriabá (PSOL-MG); Juliana Cardoso (PT-SP); Paulo Guedes (PT-MG); Silvia Waiãpi (PL-AP) e Sônia Guajajara (PSOL-SP). Até o momento somente dois candidatos indígenas haviam sido eleitos na história.

 

Foto Destaque: Erika Hilton (esquerda) Duda Salabet (direita) / Reprodução: UOL

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo