Notícias

Presidente Lula bate martelo e quer civil como novo Ministro da Defesa

Após quatro anos de militares a frente do Ministério da Defesa, presidente eleito toma decisão: "Será um civil". Anuncio sobre grupo de transição de governo deve ser feito na próxima segunda-feira

18 Nov 2022 - 19h40 | Atualizado em 18 Nov 2022 - 19h40
Presidente Lula bate martelo e quer civil como novo Ministro da Defesa Lorena Bueri

Aloizio Mercadante (PT), coordenador dos grupos responsáveis pela transição de governo, confirmou nesta sexta-feira (18), durante entrevista na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deseja colocar um civil no cargo de ministro da defesa. "O presidente  já disse isso publicamente, que o ministro da Defesa será um civil. Foi no governo dele e será no novo mandato"


                                     

Ministério da Defesa (Foto: Reprodução/ Google


 

Desde 1999, a chefia deste ministério foi ocupada por civis. Foi assim na segunda administração de Fernando Henrique Cardoso  (1999 - 2003),  Lula (2003 - 2011),  Dilma Rousseff  (2011- 2016)  e até o último ano do mandato de Michel Temer (2016 – 2019). O preferencial foi  mudado na última etapa do governo Temer e reforçado quando Jair Bolsonaro ocupou o cargo de presidente da República (2019), após deixar claro sua preferência por militares no posto .

Enquanto os outros setores de transição já estão com as nomeações declaradas, os grupos da Defesa e Inteligência seguem sem membros para ocupar os cargos. Nomes como: Ricardo Lewandowski (Ministro do STF), Geraldo Alckmin (Vice-presidente eleito), Aloysio Nunes (Filiado ao PSDB), Celso Amorim (Conselheiro de Lula), Aldo Rebelo (Pedetista) e Nelson Jobim (Ex-membro do STF) foram cotados para assumir a defesa, mas nada ainda foi confirmado.

A equipe de transição irá arquitetar  estratégias que possam ser favoráveis para o futuro, mas os representantes esperam o retorno de Lula (PT), que fez viagem para o Egito e Portugal, para dar o aval.

Segundo Aloizio Mercadante, uma decisão será anunciada na próxima segunda-feira. O presidente pode (Por lei) formar grupos de transição para  os próximos dois meses. Se forem efetivados, eles devem entender todo o funcionamento da administração pública federal e planejar os novos passos do governo que começa a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

 

Foto destaque: Extra Online. Reprodução/Google

 

VEJA TAMBÉM

Conmebol promove ação especial e leva a Taça da Libertadores ao Rio de Janeiro Lorena Bueri

Conmebol promove ação especial e leva a Taça da Libertadores ao Rio de Janeiro

A Conmebol leva a Taça da Libertadores em ação especial, sobrevoando e visitando comunidades no Rio de Janeiro que será palco da final da competição em novembro
Bad Bunny lança novo single intitulado de “Un Preview”  Lorena Bueri

Bad Bunny lança novo single intitulado de “Un Preview”

A faixa conta com pouco mais de dois minutos de duração e em seu clipe o cantor aparece cantando próximo a um carro e a um cavalo de balanço.
Árbitro explica decisão de expulsar Maidana e relata ter sofrido ofensas pela equipe do América-MG. Lorena Bueri

Árbitro explica decisão de expulsar Maidana e relata ter sofrido ofensas pela equipe do América-MG.

Ramon Abatti Abel relatou sobre jogador, auxiliar e assistente o ofendendo e copos arremessados para o gramado, por torcedores do Vasco. O árbitro explicou em súmula as decisões de expulsão.
Taylor Swift anuncia lançamento mundial do filme “The Eras Tour” Lorena Bueri

Taylor Swift anuncia lançamento mundial do filme “The Eras Tour”

O filme que havia sido anunciado nos Estados Unidos, agora ganha datas também pelo mundo. Já é possível garantir o ingresso de pré-venda nas redes brasileiras
Laura Fernandez chega em estreia de “Elas por Elas” com roupa de grife Lorena Bueri

Laura Fernandez chega em estreia de “Elas por Elas” com roupa de grife

Atriz apostou em um look “simples”, mas deslumbrante. O elenco da trama se juntou para assistir o primeiro capítulo do remake que foi sucesso em 1982, celebração aconteceu nesta segunda-feira (25)
Presidente Lula passará por cirurgia no quadril ‘artroplastia’ no próximo final de semana Lorena Bueri

Presidente Lula passará por cirurgia no quadril ‘artroplastia’ no próximo final de semana

O procedimento é para tratar artrose; a recuperação completa dura cerca de 42 dias, porém 70% dos pacientes já podem caminhar com andadores horas após a cirurgia
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo