Notícias

Presidente Jair Bolsonaro faz declaração sobre a questão dos fertilizantes

O presidente Jair Messias Bolsonaro fez declaração sobre o Brasil não conseguir sobreviver sem fertilizantes e da importância do comércio com a Rússia neste sentido.

26 Abr 2022 - 22h00 | Atualizado em 26 Abr 2022 - 22h00
Presidente Jair Bolsonaro faz declaração sobre a questão dos fertilizantes Lorena Bueri

Nesta terça-feira (26), o presidente Bolsonaro fez uma declaração sobre a guerra na Ucrânia, afirmando que o Brasil adotou uma posição mais ”equilibrada" acerca da questão do conflito; porém, diz também que o país não sobrevive sem fertilizante.

Bolsonaro destacou a posição “equilibrada” do governo e a visita que fez à Rússia pouco antes do início do conflito. “No momento, temos 27 navios russos navegando para o Brasil para trazer fertilizantes”, informou.

O presidente discursou na abertura da “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. O evento também contou com a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Bolsonaro também comentou sobre a visita ao Brasil da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala.


Diretora-geral da OMC (Foto:Reprodução/Wikimedia)


“Há poucos dias recebi a presidente da OMC. Ela veio pedir que aumentássemos as exportações de alimentos, porque as consequências da guerra e da pandemia estão se fazendo presentes no mundo todo. Inflação e falta de alimentos”, disse o presidente.

Ele explicou que o Brasil não possui estoques e, por isso, não tem como exportar mais. E que pediu que ela não permitisse que o fluxo de fertilizante seja interrompido, não só para o Brasil mas para o mundo todo, vista a necessidade que é gerada pela questões de plantações na geração de alimento.

O conflito na Ucrânia se iniciou no dia 20 de fevereiro deste ano, e tem envolvido diversos países que se manifestaram em apoio à Ucrânia, o que gerou diversas sanções econômicas à Rússia; as maiores foram a realizadas pelos Estados Unidos. Porém, a Rússia é um importante fornecedor de alguns recursos naturais como fertilizantes, e pela escala dos conflitos, criou-se esse receio da escassez pela falta de comércio em decorrências de um posicionamento em relação ao conflito.

Foto Destaque: Bolsonaro em discurso (Reprodução/ Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo