Notícias

Presentes recebidos por Bolsonaro serão verificados pela Polícia Federal

A PF faz um pente-fino nos presentes que foram recebidos por Bolsonaro, após vir à tona o escândalo das jóias de R $16,5 milhões apreendidas pela Receita Federal no Brasil.

14 Mar 2023 - 21h30 | Atualizado em 14 Mar 2023 - 21h30
Presentes recebidos por Bolsonaro serão verificados pela Polícia Federal Lorena Bueri

A superintendência da Polícia Federal (PF) de São Paulo vai passar um "pente fino" na lista de presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao longo dos quatros anos de seu mandato. Após vir à tona o escândalo das jóias sauditas, que foram avaliadas em R$16,5 milhões, apreendidas pela Receita Federal.

Segundo as informações da colunista Bela Megale, os delegados da Polícia Federal que comandam o inquérito sobre as jóias recebidas pela Arábia Saudita do governo do ex-capitão já estão sendo avaliadas na relação de presentes requisitada do Palácio do Planalto.

A verificação vai ser feita para saber se tem mais algum objeto valioso recebido pelo ex-chefe do Executivo em suas viagens oficiais e se foi incluído de forma indevida entre os itens considerados "personalíssimos". Bolsonaro ganhou cerca de 19,7 mil itens durante a sua gestão, os itens se dividem em "museológicos" (9.103), como relógios, quadros, toalha de mesa e pratos decorativos; peças audiovisuais (5.806); e objetos como jornais, revistas e livros (3.448), além de itens diversos.


O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro tentou entrar no Brasil com jóias com diamantes avaliadas em R $16,5 milhões, de forma irregular em outubro de 2021. (Foto: Reprodução/Twitter Ministro Paulo Pimenta)


A lei diz que objetos valiosos recebidos como presente de chefes de estado ou autoridades que sejam de outros países em visitas oficiais precisam ser incorporados ao patrimônio da União, porém isso não ocorreu com os dois conjuntos de jóias que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu.

Augusto Nardes, o ministro do TCU decidiu na última semana que Bolsonaro está proibido de usar ou vender o conjunto de jóias, porém a sua decisão repercutiu mal dentro da Corte de Contas, já que o entendimento do tribunal é de que as jóias não são itens personalíssimos, então devem ficar com o patrimônio da União. O tribunal pretende avaliar sobre isso, porém os ministros já deixaram claro que pretendem derrubar a decisão de Augusto e ordenar que o ex-presidente devolva os presentes sauditas o mais rápido possível.

Foto Destaque: O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Foto:Reprodução/Rebecca Blackwell)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo