Esportes

Prêmio The Best e Ballon D’or podem ter ganhadores diferentes

Premiações, que já foram unificadas, possuem critérios diferentes, mas desde 2005 premiam o mesmo jogador. Em 2004, Ronaldinho e o ucraniano Shevchenko foram os ganhadores.

17 Jan 2022 - 13h10 | Atualizado em 17 Jan 2022 - 13h10
Prêmio The Best e Ballon D’or podem ter ganhadores diferentes  Lorena Bueri

Nesta segunda-feira, às 15h do horário de Brasília, acontece a premiação do prêmio The Best da FIFA. A premiação é o reconhecimento da entidade para com os melhores jogadores e treinadores da temporada 2020-21 das modalidades masculina e feminina. Além disso, entrega também o prêmio de gol mais bonito, o tradicional Prêmio Puskás.

A curiosidade da temporada se da pela possibilidade de haver dois ganhadores diferentes para as duas tradicionais premiações, feito que não ocorre desde 2004, quando a Bola de Ouro ficou com o atacante e lenda ucraniana Andriy Shevchenko e o prêmio da FIFA acabou nas mãos de Ronaldinho Gaúcho. Para não haver confusão, a entidade que rege o futebol e a tradicional revista France Football decidiram se juntar e unificaram as premiações, entretanto durou somente de 2010 até 2016.

A polêmica se da também pelos critérios escolhidos, a premiação da Bola de Ouro considera o período do ano vigente, no caso de 2021 o premiado foi Lionel Messi, que levou sua sexta bola de ouro. Já o FIFA The Best, que será entregue hoje, considera o período da temporada, ou seja, será premiado o melhor jogador de agosto de 2020 até julho de 2021.


Robert Lewandoswki é o atual ganhador do prêmio dado pela FIFA. (Foto: Reprodução/Instagram)


O prêmio da FIFA é mais novo, a entidade se encarrega de premiar os melhores jogadores desde o ano de 1991. Já a premiação da Bola de Ouro, organizada pela revista France Football, ocorre desde os anos 50, porém, premiava apenas jogadores europeus que jogavam na Europa.

Divergência dos critérios causa confusão

Como explicado, o prêmio da Bola de Ouro é dado ao melhor jogador do ano vigente e o The Best, para o melhor da temporada europeia.  Por isso, para muitos especialistas, Messi ganhar como melhor de 2021 foi um equívoco e o prêmio deveria ser dado ao atacante polonês Lewandowski. Entretanto, o egípcio Mohamed Salah, que fez um excelente segundo semestre em 2021, para muitos também não deveria estar entre os três primeiros do prêmio da FIFA, uma vez que o período em que o atacante do Liverpool mais jogou já não deve ser considerado para o prêmio.


Lionel Messi recebeu a Bola de Ouro 2021. (Foto: Reprodução/Instagram)


Sistema de votos da premiação

Para o prêmio, são considerados votos de jornalistas, fãs e dos capitães e treinadores das seleções nacionais. Sendo assim, existe a possibilidade do prêmio da FIFA parar nas mãos de Lewandowski, fazendo com que haja dois melhores do mundo premiados atualmente.

A cerimônia da FIFA acontece hoje na sede da entidade em Zurique, na Suíça e de forma online devido a nova onda casos da Covid em sua nova variante Ômicron por toda a Europa. O horário previsto para começar é às 15h do horário de Brasília.

 

Foto destaque: os três finalistas do prêmio The Best da FIFA. Reprodução/Instagram/FIFA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo