Notícias

Prefeito de Araucária casa com adolescente de 16 anos e nomeia sogra secretária municipal

O casamento de Hissam aconteceu um dia depois do aniversário da adolescente, quando ela completou a idade mínima necessária para realizar a união formal

25 Abr 2023 - 18h00 | Atualizado em 25 Abr 2023 - 18h00
Prefeito de Araucária casa com adolescente de 16 anos e nomeia sogra secretária municipal Lorena Bueri

O prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 anos e, um dia depois, nomeou a sogra como secretária municipal de Cultura e Turismo. Atualmente, o Código Civil brasileiro estabelece que o casamento de menores de idade pode ocorrer a partir de 16 anos, contanto que exista a permissão legal dos responsáveis.

Conforme Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, Hissam e a adolescente apresentaram os documentos exigidos por lei para o casamento em 12 de abril deste ano. De acordo com a apuração do G1 e da RPC, a data corresponde ao dia posterior ao aniversário da garota, 11 de abril, quando ela completou a idade mínima necessária para realizar a união formal.


Hissam Hussein Dahaini (Foto: Reprodução/ Instagram)


Em 13 de abril, o Diário Oficial de Araucária publicou a nomeação de Marilene Rode como secretária municipal de Cultura e Turismo. A Prefeitura de Araucária justificou o novo cargo como um “ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.

A mãe da primeira-dama na administração municipal

Os registros de Marilene Rode no sistema de consulta pública da prefeitura começam em 2021. Em 9 de agosto daquele ano, ela foi nomeada, por meio de cargo comissionado, assessora de secretário municipal. Três dias depois, em 17 de agosto, ela já trabalhava como assessora executiva de Hissam.

Em janeiro de 2022, trocou novamente de cargo. Dessa vez, ela assumia como diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação. Marilene permaneceu na posição até ser nomeada neste ano como secretária da Cultura e Turismo do município.

Segundo o Portal da Transparência, Marilene recebia R$ 13.917,38 como diretora-geral, excluindo os benefícios. O salário dos secretários municipais de Araucárias, por sua vez, é de  R$ 21.416.

Até esta terça-feira (25), a mãe da primeira-dama ainda constava como secretária no site oficial da prefeitura. A Constituição Federal, entretanto, proíbe servidores públicos de contratar, nomear ou favorecer parentes e familiares em cargos do poder público.

Foto Destaque: Hissam Hussein Dahaini. Reprodução/ Prefeitura de Araucária

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo