Neste domingo (2), parte do telhado do Parlamento sul-africano, na Cidade do Cabo desabou. O prédio tem três andares e o andar mais antigo foi construído em 1884. Após oito horas ao combate contras as chamas, o incêndio ainda não foi controlado.
O prédio abriga uma grande coleção de livros e uma cópia original do primeiro hino em afrikaan, cantado durante o Apartheid. A cópia foi seriamente danificada. Em uma entrevista, Jean-Pierre Smith, chefe dos serviços de segurança e emergência da cidade disse: “O telhado do antigo prédio que abrigava a Assembleia Nacional desabou, nada restou dele. O conjunto sofreu grandes estragos com a fumaça e a água. O fogo não está controlado.”
Bombeiros tentando controlar as chamas do prédio. (Foto: Reprodução/Jerome Delay/AP Photo)
Até o momento, nenhuma vítima foi reportada. Smith também disse: “O fogo ocorreu no terceiro andar do prédio e os relatórios iniciais indicaram que começou no espaço dos escritórios e se espalhou em direção a um ginásio.”
Sabe-se que o incêndio começou por volta das 5h00 (00h00 no horário de Brasília) na parte mais antiga do edifício, que foi concluída em 1884. Ainda não se sabe a origem do incêndio, mas de acordo com o presidente Cyril Ramaphosa, “uma pessoa foi presa e está sendo interrogada.”
Em uma entrevista coletiva online, o porta-voz do Parlamento, Moloto Mothapo, disse: “Os bombeiros estão tentando conter o incêndio na ala mais nova, onde o incêndio afetou o atual Salão da Assembleia Nacional.”
https://lorena.r7.com/post/Festa-da-Virada-de-ano-em-Copacabana-tem-arrastao-e-feridos-com-faca
https://lorena.r7.com/post/Mega-da-Virada-2021-Uma-aposta-simples-leva-metade-do-Premio
O edifício continuava envolvido por uma espessa nuvem de fumaça ao meio-dia. Em imagens aéreas mostradas na televisão, era possível ver enormes chamas subindo dos telhados. Para vencer as chamas e combater o incêndio, foi preciso cerca de 70 bombeiros. De acordo com a ministra da Cidade do Cabo, Patricia de Lille, “serão necessárias várias horas para que a situação seja controlada.”
Por ter uma ala mais antiga, adornados de tapetes e cortinas, os serviços de emergência temem que o fogo continue a se espalhar rapidamente pelos os cômodos.
Foto Destaque: Telhado do Parlamento pegando fogo. Reprodução/Jerome Delay/AP Photo