Devido a crise econômica pela qual a Argentina enfrenta no momento diversos itens tiveram uma alta no preço. Obviamente os smartphones também sofreram com o aumentos dos preços. Segundo o jornal local, La Nacion, o iPhone 13, desenvolvido pela Apple , modelo Pro Max 256GB Graphite, chegou a custar 1.007.149 pesos, pasmem, esse valor ainda contava com um desconto de 11%. Sem contar ainda que apenas uma loja em todo o país oferecia esse aparelho, logo se você quisesse comprar, só era possível adquirir o produto por este valor.
Segundo dados levantados pelo countryeconomy.com, o preço do smarthpone era equivalente a aproximadamente 24 salários mínimos do país (42.240).
No entanto, em aplicativos de vendas digitais, como o Mercado Livre, é possível encontrar o mesmo produto por aproxidamente 724.99 pesos. Em outros aplicativos, como a Shopee, é possível encontrar por algo em torno de 408.312 pesos, porém o risco de vir algo que não condiz com o título do anúncio é real.
De acordo com o chefe da consultora Focus Market, Damián Di Pace, durante uma entrevista a um jornal argentino, “não haverá mais” desses equipamentos, pois passaram a ser considerados bens de luxo''.
iPhone 13 - Foto/Reprodução: Deposiphotos
Para muitos, como é o caso da professora ds UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Margarida Gutierrez, as causas da economia do país estar despencando são as políticas populistas implementadas pelo atual governo e a taxa de câmbio controlada.
Vale ressaltar que, entre janeiro e maio, o peso teve a maior queda frente ao dólar, muito por conta da porcentagem méida de 35% ao ano do país nos últimos 10 anos.
Imagem de capa: Foto/Reprodução: Mike Segar/Reuters