Colunista

Preciso de muito dinheiro para começar a investir?

Ao contrário do que muitos acreditam, investir não é uma questão de dinheiro. Saiba como ser bem sucedido mesmo com pouco.

25 Ago 2022 - 15h10 | Atualizado em 25 Ago 2022 - 15h10
Preciso de muito dinheiro para começar a investir? Lorena Bueri

Atualmente, o mercado de investimentos está se tornando mais democrático e acessível, permitindo que pessoas de diferentes situações financeiras invistam seu dinheiro de forma inteligente, segura e com boa rentabilidade. Mas muitos acreditam que devem ter muito dinheiro para começarem a investir. Hoje falarei sobre esse ponto! Sejam bem-vindos à minha coluna!


Foto. Reprodução/Canva


Investir é cada vez mais algo benéfico para diferentes grupos de pessoas. Hoje, há opções de investimento para todos os gostos e todos os bolsos.

Infelizmente, muitos brasileiros não são educados à economia. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em julho de 2018 confirma esse fato, mostrando que cerca de 72% dos brasileiros não poupam e 60% usam poupanças pouco rentáveis. Justamente por isso, é preciso seguir alguns passos essenciais para não correr riscos desnecessários.

Como começar a investir?

Liste seus hábitos financeiros no papel e comece a pensar em criar uma reserva de contingência que garantirá que você sobreviva ao evento inesperado como primeira dica.

Esteja você economizando muito dinheiro ou pouco, a verdade é que existem aplicativos por aí que se encaixam bem nas suas necessidades e possibilidades. Para provar isso, preparamos este artigo para abordar o assunto e mostrar que você não precisa de muito dinheiro para começar a investir e garantir um futuro mais tranquilo.

Independente do seu critério financeiro, saiba que existem muitas ótimas opções para começar como investidor. Para fazer isso, você não precisa ser um especialista financeiro experiente ou um milionário, apenas uma pessoa organizada e determinada. Veja abaixo alguns pontos ideais para, você, novato nesse ramo, começar!

1) Poupe

O primeiro passo para quem quer começar a investir é começar a poupar. Claro, para investir, você precisa economizar. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como começar a investir com muito pouco dinheiro, mas atualmente existem opções de investimento de 30 reais no mercado.

Inicialmente, uma boa opção pode ser investir em ativos de renda fixa, pois são vinculados ao governo e podem contar com algum nível de segurança, mas são mais rentáveis do que a poupança. Por exemplo, com uma contribuição inicial mensal em
torno de R$ 100, os investidores aprendem como começar a investir em Tesouro Direto Investimentos, o que é uma ótima opção para iniciantes no mundo dos investimentos, pagando investidores próximos a 100% do CDI.

2) Estude diferentes ativos

Existem diversas aplicações no mercado financeiro, cada uma com características específicas que as tornam (ou não) atrativas e adequadas para cada investidor.

Nesse sentido, é importante que os investidores pesquisem todas as possibilidades antes de começar a investir. Dessa forma, você poderá investir nos investimentos que mais se adequam ao seu perfil.

3) Escolha uma boa corretora

Existem várias corretoras no mercado, e as taxas cobradas por cada ordem executada também podem variar bastante, variando de 50 reais ou até mesmo sem valor de entrada.

Mas este não é o único valor que você deve considerar ao definir qual proxy você deve usar. Taxas de corretagem, taxas de custódia e taxas de tesouraria direta, taxas de corretoras domésticas e de mesa de negociação e taxas de retirada também precisam ser consideradas.

Ao analisar adequadamente esses pontos, o investidor pode encontrar com mais facilidade uma corretora que se adeque ao seu perfil e atenda às suas necessidades. Em minhas análises e estudos gráficos que passo aos meus alunos, é importante estudar e ser dedicado. Investir não é questão de ter muito dinheiro e sim de ser DICIPLINADO! 

Foto destaque. Reprodução/Canva

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo