Notícias

Posse no TSE: Fachin defende a luta pela democracia e o combate a desinformação

O ministro do STF Edson Fachin tomou posse como presidente do TSE na noite de ontem. Em seu discurso, pontuou a importância de se lutar pela democracia e combater a desinformação.

23 Fev 2022 - 12h32 | Atualizado em 23 Fev 2022 - 12h32
Posse no TSE: Fachin defende a luta pela democracia e o combate a desinformação  Lorena Bueri

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (22). Ele irá assumir o cargo até agosto desse ano, quando termina o prazo de quatro anos como integrante da Corte Eleitoral. Assim, após o término do mandato, quem assumirá a cadeira será o ministro Alexandre de Moraes, que também assumiu ontem, porém, o cargo de vice-presidente do tribunal.

Em seu discurso de posse, Fachin disse que “a democracia é inegociável”. Ele  mandou vários recados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, defendeu o diálogo, a verdade e respeito ao resultado das eleições, alegando que irá combater ameaças à democracia e as fake news, sobretudo aquelas a respeito das urnas eletrônicas.

"Constituem a ferramenta fundamental não apenas a garantir a escolha dos líderes pelo povo soberano, mas ainda para assegurar que as diferenças políticas sejam solvidas em paz pela escolha popular. A democracia é, e sempre foi, inegociável", disse.


Fachin durante seu discurso (Foto: Reprodução/Youtube)


Ainda em sua fala, Fachin ressaltou a importância de se manter o diálogo e lutar pelo direito do povo.

"Assumo essa função atento, de imediato, aos árduos desafios da hora que vivemos. Nela, a esperança nos move em direção à cooperação pacífica entre as instituições; cumpre-nos, assim, preservar o patamar civilizatório a que acedemos e evitar desgastes institucionais", completou.

Fake news

Fachin pontuou a questão da desinformação no Brasil, que com as eleições presidências de 2022, pode se tornar ainda mais recorrente, com notícias falsas, distorção da verdade e movimentos antidemocráticos nas redes sociais. 

“A desinformação não tem a ver, apenas com a distorção sistemática da verdade, isto é, com a normalização da mentira. A desinformação vai além e diz também com o uso de robôs e contas falsas, com disparos em massa, enfim, com todas as formas de comportamentos inautênticos no mundo digital", denunciou.

 

Democracia

Para o ministro, esses ataques recorrentes à democracia violam as regras e leis do Brasil e serão combatidas por ele.

"Esse patamar a que acedemos é, dentro do marco constitucional, um direito inalienável do povo. Dele retroceder é violar a Constituição", completou.

Ele afirmou que, independente dos problemas que surgirão, a instituição “não se renderá” e que a luta pela democracia irá sempre prevalecer.

“O Brasil merece mais. A Justiça eleitoral brada por respeito. E alerta: não se renderá. Cumprir a Constituição da República se impõe a todos: o Brasil é uma 'sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias", ressaltou.

O ministro destacou a proteção e prestígio da verdade, além do fortalecimento das eleições brasileiras, o combate a “perniciosa desconstrução” do legado da Justiça Eleitoral e o respeito ao resultado das urnas como desafios da gestão nesses próximos meses.

Foto Destaque: Edson Fachin, atual presidente do TSE Créditos: Divulgação/ Nelson Jr./ STF

VEJA TAMBÉM

Novos cartazes de “A Casa do Dragão” tem Rhaenyra e Alicent como destaque da 2ª temporada.  Lorena Bueri

Novos cartazes de “A Casa do Dragão” tem Rhaenyra e Alicent como destaque da 2ª temporada.

A nova temporada está prevista para chegar às telas em 2024, no verão americano, com menos episódios que a temporada anterior, de acordo com a diretora Clare Kilner
Victoria Beckham lidera o ranking como uma das mulheres de jogador mais rica do mundo Lorena Bueri

Victoria Beckham lidera o ranking como uma das mulheres de jogador mais rica do mundo

Casada com David Beckham e dona de uma fortuna, a estilista Victoria Beckham virou o assunto mais falado do momento por ter entrado para o ranking das mulheres de jogadores mais ricas do mundo
Pânico 7: demissão de Melissa Barrera é classificada como censura em carta aberta Lorena Bueri

Pânico 7: demissão de Melissa Barrera é classificada como censura em carta aberta

A carta, publicada pela “Artists for Palestine UK” na última quinta-feira (30) e direcionada ao “Setor das Artes e da Cultura”, foi assinada por cerca de 1.300 artistas.
Internacional estende contrato de Gabriel Mercado, pilar na defesa colorada, até 2024 Lorena Bueri

Internacional estende contrato de Gabriel Mercado, pilar na defesa colorada, até 2024

Com 92 partidas e 4 gols, influência e experiência do zagueiro argentino se estende além do campo e garante renovação essencial no clube.
STJD acusa Gabigol e Nino, podendo resultar em suas ausências no último jogo do Flamengo e Fluminense Lorena Bueri

STJD acusa Gabigol e Nino, podendo resultar em suas ausências no último jogo do Flamengo e Fluminense

Os atletas que foram expulsos no recente confronto entre Flamengo e Fluminense enfrentarão um julgamento marcado para a próxima terça-feira (12)
A Fazenda 15: Peões entram no clima sertanejo na festa Itália com show de Léo e Raphael, com participação de Luan Pereira Lorena Bueri

A Fazenda 15: Peões entram no clima sertanejo na festa Itália com show de Léo e Raphael, com participação de Luan Pereira

Os peões aproveitaram o show, cantaram juntos os hits do trio e os clássicos sertanejos, além de mandarem ver nas dancinhas e rolou até coreografia para música “Dentro da Hilux”
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo