Notícias

Posse de Alexandre de Moraes no TSE é marcada por momentos constrangedores

Cerimônia de posse de Alexandre de Moraes, novo presidente do TSE, é marcada por discursos com criticas a Bolsonaro, encontros entre desafetos, e momentos constrangedores.

17 Ago 2022 - 11h20 | Atualizado em 17 Ago 2022 - 11h20
Posse de Alexandre de Moraes no TSE é marcada por momentos constrangedores  Lorena Bueri

Assumindo a posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma cerimônia que aconteceu na noite desta terça-feira (16), repleto de encontros entre desafetos, Moraes foi o protagonista do evento. Por conta de inquéritos sobre atos antidemocráticos e disseminação de fake news, relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro que veio a assumir a corte possui muita tensão.


                               

                         Bolsonaro e Moraes se cumprimentaram e conversaram durante cerimônia (Foto: Reprodução/ Yahoo Noticias)


Além de Bolsonaro, estavam presentes na cerimônia, ex-presidentes da República, como Luiz Inácio Lula da Silva, adversário direto de Bolsonaro nas eleições deste ano, Dilma Rousseff que saiu do cargo após um impeachment em 2016 e Michel Temer, vice de Dilma na época, que assumiu sua posição após o impeachment.

Jair Bolsonaro, que busca sua reeleição compareceu à cerimônia acompanhado de sua esposa, a primeira dama Michelle Bolsonaro, e de um dos filhos, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, o mesmo é responsável pela estratégia digital de Bolsonaro, e entre seus principais alvos nas redes estão justamente o STF, o presidente do TSE e o sistema eleitoral.

 

° Bolsonaro, Lula e Dilma

Antes da cerimônia de posse, Bolsonaro e Lula ficaram na mesma sala, aguardando o início da solenidade, ficando em cantos opostos e cercado por diversas outras autoridades, os dois candidatos a presidência não se cumprimentaram.

Quando o evento começou, O atual Presidente da república se sentou em um lugar de destaque, ao lado de outras autoridades em exercício de posto. A cadeira em que Bolsonaro se sentou estava diante da primeira fileira, onde se encontravam os ex-presidentes Dilma Rousseff, José Sarney, Lula e Michel Temer. Todos estavam frente a frente no momento do Hino Nacional.


                                     

                                      Ex- presidentes de frente com Jair Bolsonaro durante Hino Nacional (Foto: Reprodução/ JOTA)


° Encontros entre desafetos

Após Dilma responder com contundência uma entrevista de Temer para o portal “UOL” onde ele afirmou que a ex-presidente era “honesta”, mas não tinha diálogo com o Congresso, a mesma o respondeu “A história não perdoa a prática da traição. O senhor Michel Temer não engana mais ninguém”.

Durante a cerimônia os dois se sentaram a duas cadeiras de distância um do outro, algo que foi pedido pela própria ex-presidente, que ligou para Moraes com antecedência e afirmou que apenas iria à cerimônia se não ficasse ao lado do desafeto. Enquanto isso Temer e Lula tiraram fotos juntos, e conversaram durante muito tempo.


                                 

                                 Ex presidentes Temer, Lula, Sarney e Dilma na primeira fileira (Foto: Reprodução/ Poder 360)


Já o candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva, acabou cruzando com Paulo Guedes, ministro da Economia, o qual Lula tem feito criticas, chegando a dizer em uma transmissão ao vivo — “ele não sabe que tem pobre no Brasil”. Nesta terça-feira os dois trocaram um aperto de mão, mas não chegaram a conversar.

 

° Os Discursos

O ministro Mauro Campbell Marques, corregedor-geral eleitoral foi um dos primeiros a discursar, e durante sua fala fez referência ao impeachment de Dilma, chamando de “momento extremo” da nossa democracia. Ainda durante seu discurso, fez uma menção implícita ao presidente Jair Bolsonaro, defendendo o sistema eleitoral, que é atacado pelo presidente constantemente.

O novo presidente do TSE Alexandre de Moraes disse em seu discurso que o Brasil é a única democracia do mundo que divulga o resultado das eleições no mesmo dia, e que isso é “motivo de orgulho nacional”. Ele também criticou a “propagação de discurso de ódio” e disse “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão ou de destruição da democracia”. A fala foi vista como um recado claro a Bolsonaro, a quem o ministro não economizou criticas durante seu discurso.


                           

                                      Moraes durante seu discurso de posse (Foto:Reprodução/Yahoo Noticias)


Moraes foi aplaudido durante seu discurso, algumas vezes de pé, como quando falou sobre a defesa do sistema eleitoral, passagem em que os únicos a não baterem palmas foram Jair Bolsonaro, seu filho Carlos Bolsonaro e alguns ministros presentes, como Ciro Nogueira, da Casa Civil, e Paulo Guedes.

 

Foto Destaque: Alexandre de Moraes em sua cerimônia de posse /Poder 360

VEJA TAMBÉM

Temperaturas acima do normal são previstas para o país em outubro, afirma o Inmet Lorena Bueri

Temperaturas acima do normal são previstas para o país em outubro, afirma o Inmet

A previsão meteorológica do Inmet aponta para temperaturas acima da média em todo o país em outubro, com variações regionais e possibilidade de chuvas em algumas áreas
A Fazenda 15:  Lorena Bueri

A Fazenda 15:

Dividindo experiências de vida, peões conversam demonstram a influência do celular na dinâmica do jogo e afirmam que fora do jogo, ele seria como o seu escudo em situações sociais
Júnior Tavares fala sobre a retirada de um tumor no cérebro Lorena Bueri

Júnior Tavares fala sobre a retirada de um tumor no cérebro

Lateral esquerdo da Ponte Preta passou por cirurgia no cérebro em setembro; jogador recebeu ajuda financeira e decidiu utilizar o valor para ajudar uma instituição.
Funcionários do Aeroporto de São Paulo entram em greve, em razão da proibição do uso de celular Lorena Bueri

Funcionários do Aeroporto de São Paulo entram em greve, em razão da proibição do uso de celular

A proibição do uso de aparelhos celular dentro das áreas restritas foi motivada pelo caso das brasileiras que ficaram presas na Alemanha; Funcionários do aeroporto dizem que foram obrigados a assinar um documento sobre a restrição, apesar de não c
Brasil registra superávit comercial recorde em setembro Lorena Bueri

Brasil registra superávit comercial recorde em setembro

O superávit da balança comercial brasileira atingiu recorde de US$ 8,9 bi em setembro de 2023, com exportações crescendo e importações em queda. Secex atualiza projeção em 2023 para US$ 93 bi.
Digitalização do SUS promove discussões sobre integração e tratamento ético das informações Lorena Bueri

Digitalização do SUS promove discussões sobre integração e tratamento ético das informações

A mudança vem como um dos aspectos fundamentais para aprimorar o sistema de saúde pública de acordo com o presidente da EBSERH
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo