Saúde

Positividade tóxica: entenda o lado negativo das vibrações positivas

Palavras positivas podem ser reconfortantes, mas também destacam um aspecto da cultura brasileira que pode ser mais prejudicial do que útil: a positividade tóxica.

18 Mai 2022 - 15h17 | Atualizado em 18 Mai 2022 - 15h17
Positividade tóxica: entenda o lado negativo das vibrações positivas Lorena Bueri

A positividade tóxica é a crença de que não importa quão terrível ou difícil seja uma situação, as pessoas devem manter uma mentalidade positiva. Trata-se de uma abordagem de “boas vibrações apenas" à vida. E embora haja benefícios em ser um otimista e engajar-se no pensamento positivo, a positividade tóxica, em vez disso, rejeita emoções difíceis em favor de um sentimento alegre, muitas vezes falsamente positivo.

Primeiro, é útil entender exatamente o que isso significa - porque, apesar do que alguns clínicos podem dizer, nem toda positividade é ruim. "Positividade tóxica é uma forma de responder ao seu próprio sofrimento ou ao de outra pessoa que aparece como uma falta de empatia. Ela descarta as emoções em vez de afirmá-las e pode vir de um lugar de desconforto", explica Tabitha Kirkland, psicóloga e professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade de Washington.

Tais declarações são muitas vezes bem-intencionadas – as pessoas simplesmente não sabem o que mais dizer nem como ser empáticas. Ainda assim, é importante reconhecer que essas respostas podem ser prejudiciais.

Quando as pessoas estão lidando com situações como problemas financeiros, perda de emprego, doença, ou a perda de um ente querido, dizer que eles precisam olhar para o lado positivo pode parecer francamente cruel.


Positividade tóxica passa uma imagem falsa para os outros. (Foto/Reprodução/Getty Images)


É possível ser otimista diante de experiências e desafios difíceis. Entretanto, as pessoas que passam por um trauma não precisam ser instruídas a permanecer positivas ou sentir que estão sendo julgadas por não manter uma perspectiva empolgante. "Isso nos distrai do problema em si e não dá espaço para a autocompaixão, que é tão vital para a nossa saúde mental”, diz Caroline Kehrer, psicoterapeuta no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Os sentimentos negativos não desaparecem a menos que lide com eles, portanto é importante não priorizar emoções mais positivas do que negativas, pois todas oferecem informações úteis sobre como alguém está lidando com as suas questões pessoais e todas são igualmente válidas.

A positividade tóxica incentiva as pessoas a ignorar emoções difíceis, potencialmente intensificando a força desses sentimentos. Embora o pensamento positivo ofereça alguns benefícios, ninguém pode pensar positivamente o tempo todo.

Forçar alguém a expressar apenas emoções positivas pode sufocar sua capacidade de se comunicar e fazê-lo sentir-se mal sobre si mesmo por ter pensamentos negativos.

Foto destaque: O efeito da positividade tóxica (Reprodução/iStock)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo