Notícias

Portugal enfrenta crise política após escândalos com a TAP

Empresa estatal é o centro das notícias devido a indenizações irregulares realizadas. Ministro da infraestrutura que supervisionava a TAP pede demissão. Presidência do país está em xeque

04 Mai 2023 - 11h47 | Atualizado em 04 Mai 2023 - 11h47
Portugal enfrenta crise política após escândalos com a TAP Lorena Bueri

Recentemente em Portugal começaram a surgir alguns escândalos envolvendo a companhia aérea estatal TAP. Alguns partidos da oposição chegaram a pedir para o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, para que use seu poder para dissolver o Parlamento. O pedido aconteceu nessa quarta-feira (3). 

 Na segunda-feira (2), o ministro das Infraestruturas, João Galamba, responsável por supervisionar a TAP, chegou a apresentar sua carta de demissão, sendo inclusive um pedido do presidente português. Apesar disso, o primeiro-ministro do país, António Costa, recusou o pedido de demissão, mantendo-o no cargo. 


Primeiro ministro, António Costa ao lado do Presidente, Marcelo Rabelo de Sousa (Reprodução/Reuters)


Válido lembrar, que o antecessor de Galamba, Pedro Nunes Santos, também renunciou ao cargo em dezembro de 2022, pelo mesmo motivo.  

Mais de dez ministros e secretários de Estado deixaram o cargo no último ano, sendo dois deles, diretamente ligadaos ao escândalo da TAP.

O escândalo começou após surgirem pagamentos irregulares de uma indenização de 550 mil dólares a um antigo executivo da TAP. De lá pra cá, os escândalos só acumularam, com a oposição acusando o atual governo de mentir sobre os documentos referentes a empresa. 

Com esses escândalos em evidência, cada vez mais vai dificultando os planos de privatização de algumas empresas que estavam em pauta, como a Lufthansa, Air France-KLM e a IAG. 

Rui Costa, líder do Partido Socialista, que venceu as eleições em 2022, conquistando a maioria parlamentar absoluta, disse ser a favor da convocação de eleições antecipadas.  

A única forma de restaurar a normalidade democrática é dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas” 

O líder do Partido Social Democrata (principal oposição ao Partido eleito), Luíz Montenegro, também se demonstrou a favor da troca de liderança do país. 

“A única forma de restaurar a normalidade democrática é dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas"

Alguns analistas acreditam que o país ainda passará por uma crise institucional total e não descartam realmente a possibilidade de existirem eleições antecipadas. 

Acredita-se ainda que o atual presidente deverá agir com total cuidado, para evitar possíveis novas crises. 

Foto Destaque: Avião da empresa TAP, que está enfrentando escândalos no país (Reprodução/Instagram TAP)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo