Money

Porto de Paranaguá prevê embarcar mais de 3 milhões de toneladas de soja em grão

Nos primeiros três meses de 2023, a expectativa do Porto de Paranaguá é de exportar 40% a mais de commodities agrícolas em relação ao ano passado: de 5 milhões de toneladas para 7 milhões.

3 min de leitura
10 Jan 2023 - 16h22 | Atualizado em 10 Jan 2023 - 16h22

Segundo um comunicado da administradora portuária divulgado na última segunda-feira (9), os agentes dos terminais do Porto de Paranaguá (PR) esperam embarcar soja, farelo de soja, milho, trigo e açúcar, totalizando 7 milhões de toneladas, valor que representa 40% a mais em relação ao ano de 2022 – cerca de 5 milhões de toneladas de produtos foram exportados no mesmo período do ano passado.

No primeiro trimestre de 2023, espera-se embarcar em torno de 3,4 milhões de toneladas de soja em grão, ao contrário de 3,3 milhões que foram exportados no ano passado. Este aumento é resultado das colheitas da safra 2022/23, que tiveram início em dezembro de 2022. De acordo com o site Notícias Agrícolas, a estimativa é de uma safra de mais de 601 mil toneladas do grão. Para a agência de notícias, Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, afirmou que “aqui no Paraná, os especialistas falam em uma safra cerca de 60% maior neste ano”. A maioria da soja exportada pelo porto advém do Paraná, acompanhado do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Goiás.


Navio carregado de soja. (Foto: Reprodução/Paulo Whitaker/Reuters/Forbes Brasil)


Além da soja, a expectativa é de comercializar 1,68 milhão de toneladas de milho; 1,208 milhão de toneladas de farelo de soja; 670 mil de açúcar e 46.500 toneladas de trigo. Comparando-se, durante este período em 2022 foram exportadas mais de 500 mil toneladas de milho; 1,34 milhão de toneladas de farelo de soja; mais de 420 mil toneladas de açúcar e 32.895 toneladas de trigo. Estas projeções levam em consideração dados, tanto de empresas privadas quanto silos públicos, segundo a administradora. Estas commodities agrícolas são embarcadas através dos terminais AGTL, Cargill, Centro Sul, Cimbessul, Coamo (I e II), Cotriguaço, Interalli, Louis Dreyfus, Rocha, Pasa, Bunge, Cavalca e silos públicos (operado pela AOCEP), os quais estão localizados a leste e oeste do cais do Porto de Paranaguá.

Foto Destaque: Porto de Paranaguá. Reprodução/Portos e Navios

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo