Notícias

Porta-voz americano pede "justiça" pela morte de Bruno e Dom

Ned Price se manifestou, nas redes sociais, pelos assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira. Confirmados após um dos suspeitos confessar ter matado os dois na última quarta-feira, dia 15

18 Jun 2022 - 10h13 | Atualizado em 18 Jun 2022 - 10h13
Porta-voz americano pede 'justiça' pela morte de Bruno e Dom Lorena Bueri

Nesta sexta-feira, dia 17, o porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Ned Price, se manifestou em suas redes sociais sobre o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Ele prestou suas condolências às famílias das vítimas e pediu "responsabilidade e justiça" pelo assassinato dos dois.

Nossas condolências para os familiares de Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados por apoiar a conservação da floresta e as pessoas nativas de lá. Nós pedimos por responsabilidade e justiça — devemos apoiar coletivamente os esforços para proteger os defensores do meio ambiente e os jornalistas.” publicou o porta-voz em sua conta no Twitter.

Diversas ONGs, lideranças indígenas, pessoas próximas dos dois e até a ONU, lamentaram os assassinatos e vincularam o ocorrido à impunidade de outros crimes que aconteceram na região. Eles também  culpam o presidente Jair Bolsonaro, por incentivar a exploração comercial daquelas áreas protegidas.


Ned Price, porta-voz do departamento de Estado dos EUA, durante entrevista em fevereiro de 2022 (Foto: Reprodução/Carlos Barria/Reuters)


Bolsonaro chamou a viagem, realizada por Bruno e Dom, de “aventura não recomendável” e disse que o jornalista era “malvisto” por criminosos da região. Ele ainda disse que os dois estavam realizando o percurso sem a autorização da Funai (Fundação Nacional do Índio), contudo Bruno Pereira conseguiu a autorização dias antes dele e do jornalista embarcarem no percurso do rio Itaguaí.

A morte do jornalista inglês e do indigenista foi confirmada na última quarta-feira, dia 15, quando Amarildo da Costa Pereira, conhecido como "Pelado", confessou os assassinatos e indicou para a Polícia Federal os locais onde teriam sido enterrados os corpos.

Os restos mortais foram recolhidos e levados para Brasília, no Distrito Federal, para serem analisados por peritos. Já no final da tarde do dia 17, a PF revelou que um dos corpos encontrados é do repórter inglês, Dom Phillips. A organização acredita que o crime não teve um mandante e que os dois suspeitos agiram por conta própria, porém lideranças indígenas ligadas a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) contestam a hipótese.

Foto Destaque: Indigenas protestam a morte de Bruno Pereira e Dom Philips. Reprodução/Reuters 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo