Esportes

Por onde anda: Arda Turan, o turco que encantou o mundo do futebol

Arda Turan jogou por grandes clubes como Atlético de Madrid e Barcelona, além de já ter sido um dos principais nomes da seleção turca; confira por onde joga atualmente, o declínio de sua carreira e suas polêmicas extracampo.

19 Abr 2022 - 13h05 | Atualizado em 19 Abr 2022 - 13h05
Por onde anda: Arda Turan, o turco que encantou o mundo do futebol Lorena Bueri

A partir de hoje, você verá aqui no portal Lorena por ondem andam conhecidas figuras que estão um pouco "sumidas" e fora dos grandes holofotes do esporte mundial.

O personagem da nossa primeira matéria especial é o jogador de futebol turco Arda Turan, que até pouco tempo desfilava seu talento nos gramados de gigantes clubes espanhóis, disputando as principais competições européias e sendo considerado até mesmo um dos orgulhos de sua nação.

Quem é Arda Turan?

Filho de uma dona de casa e um vendedor, Arda Turan nasceu em 30 de janeiro de 1987 no distrito de Fatih, na cidade de Istambul na Turquia. Apesar de não ser um dos melhores alunos na escola, recebeu o apoio de sua família no futebol desde muito cedo, ingressando em escolinhas de futebol de sua terra natal, logo sendo convidado a fazer parte das categorias de base do Galatasaray ao completar 12 anos de idade. Com o passar dos anos, Arda não só começou a demonstrar grande talento na base do gigante clube turco como também foi convocado diversas vezes para as seleções de base da Turquia, onde já chamava a atenção do futebol local.


Arda Turan, ainda jovem, pelo Galatasaray. (Foto:Reprodução/Sabah)


Início de sua carreira

Já em janeiro de 2005, sem sequer ter completado 18 anos, foi promovido ao elenco principal do Galatasaray. Por conta do grande número de atacantes presentes no plantel dos leões, o jovem foi emprestado ao modesto Manisaspor, também da Turquia, visando o amadurecimento de Arda no futebol turco.


 

Turan pelo Manisaspor, também da Turquia. (Foto:Reprodução/Manisa Haberlei)


Após não decepcionar em sua experiência por um clube de menor expressão, Arda conquistou a convocação para a Eurocopa sub-19 e logo foi lembrado pela selecionado principal, para estrear em um amistoso contra a seleção Luxemburgo. Em agosto de 2006, o jovem promissor retornou ao Galatasaray, onde logo se tornou uma das principais peças do elenco, recebendo o apelido de "gênio turco".

Com a camisa do Galatasaray foram cinco temporadas em sua primeira passagem, conquistando um Campeonato Turco e uma Superliga da Turquia, somando 45 gols em 184 jogos pelo clube. Enquanto crescia dentro do futebol local, Arda se consolidava também pela sua seleção, sendo fundamental na campanha da Turquia pela Eurocopa de 2008, onde o país fez grande campanha, alcançando o terceiro lugar da competição.


Arda Turan durante a Eurocopa de 2008. (Foto:Reprodução/Biyografi.info)


A trajetória na Espanha

Não demorou muito para que a jovem promessa se tornasse um dos nomes mais cobiçados pelos gigantes europeus, e foi em agosto de 2011 que Arda Turan foi vendido ao Atlético de Madrid por cerca de 12 milhões de euros, se tornando o jogador turco mais caro da história na época.

Não demorou para que Arda se adaptasse ao futebol espanhol, e nas mão do técnico argentino Diego Simeone se tornou a principal peça do meio de campo da equipe já nas suas primeiras temporadas com a nova camisa, demonstrando muita garra e talento com a perna esquerda.


Arda Turan pelo Atlético de Madrid. (Foto:Reprodução/UEFA)


Pelo Atlético, após se tornar um dos principais símbolos do plantel enquanto esteve em Madrid, Arda jogou por 4 temporadas pelo clube, somando 178 partidas, 22 gols e 32 assistências, além de ajudar os colchoneros a conquistar um Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei, uma Supertaça da Espanha, uma Liga Europa e um vice-campeonato na Liga dos Campeões da Europa.

Em seu auge, seus anos com a camisa do Atleti foram os melhores de sua carreira, levando Arda a se tornar uma das maiores figuras públicas da Turquia.

Em alta, o nome do turco passou a ser especulado em vários gigantes europeus a cada nova janela de transferências, e em Julho de 2015, o meia-atacante foi vendido para o Barcelona por cerca de 41 milhões de euros. O clube catalão buscava em Arda Turan um substituto de Xavi, que havia acabado de ser transferido para o futebol do Qatar.


Arda Turan em sua apresentação no Barcelona. (Foto:Reprodução/Goal.com)


Cercado de muitas expectativas, Turan se viu envolvido em problemas dos bastidores do clube antes mesmo de estrear, visto que não pôde ser inscrito em sua chegada pelo gigante catalão, por conta de uma punição da UEFA aos culés, levando o turco a passar seis meses apenas treinando nas dependências do Barça, prejudicando drasticamente seu ritmo de jogo.

Ao ser liberado para ser inscrito, o turco não conseguiu espaço no elenco já fechado para a temporada 2015/16, não tendo a oportunidade de recuperar seu ritmo. Sem espaço no plantel, nas poucas ocasiões em que esteve em campo pelo Barcelona, foi escalado como volante, posição totalmente diferente da que vinha jogando pelo Atletico de Madrid, onde já jogou até mesmo como ponta-direita.

Tudo isso ocasionou em uma traumática passagem de Arda Turan pelo Barça, onde acumulou 55 jogos, 15 gols e 6 assistências.

Polêmicas e decadência na carreira

Além de toda a situação negativa em campo após sua chegada ao Barcelona, Arda Turan também acumulou polêmicas extra-campo durante sua passagem pelo clube. Em um dos casos de maior repercussão, o jogador turco, ao viajar com sua seleção em 2017, chegou a agredir um jornalista ao se irritar com comentários feitos pelo profissional na mídia. O caso rendeu a Arda Turan a sua aposentadoria da seleção, após 100 jogos e 16 gols com a camisa de seu país.

Em um caso ainda mais sério, agora em 2018, Arda foi condenado a três anos de prisão por disparar tiros em um hospital. Após se envolver em uma briga com um cantor, o jogador foi até o hospital em que seu algoz se encontrava e disparou em direção ao chão. Apesar da condenação, o jogador não precisou cimprir pena. Isto trouxe à tona mais uma polêmica ao jogador, que pode ter conseguido se livrar da prisão graças a sua amizade com Tayyip Erdoğan, atual presidente da Turquia.

Enquanto isso, se tratando de futebol, a vida de Arda também não estava nada fácil. Fora dos planos do Barça para o ano de 2018,  Turan decidiu voltar ao futebol de seu país natal, visando respirar novos ares. Em fevereiro foi transferido por empréstimo ao Basaksehir, clube de Istambul, cidade onde nasceu.


Arda Turan, à direita, pelo Istanbul Basaksehir. (Foto:Reprodução/TRT Spor)


Pelo novo clube, Arda também teve uma passagem decepcionante, acumulando lesões e mais polêmicas durante os dois anos que vestiu a camisa do Instambul Basaksehir. A maior de suas controvérsias durante esse período foi quando ameaçou e empurrou um bandeirinha durante uma partida, resultando em uma suspensão de 16 jogos como punição ao jogador.

Com a camisa do Basaksehir, Arda Turan acumulou apenas 39 jogos, 2 gols e três assistencias. Após o fim do acordo de empréstimo, o jogador teve de retornar ao Barcelona em janeiro de 2020 para cumprir seu último ano de contrato com o clube catalão. Porém, após ficar mais alguns meses sem jogar, pediu sua rescisão contratual, visando o acerto com um novo clube para a temporada de 2020/21.

O retorno para casa

Após a rescisão, Arda anunciou seu retorno ao seu clube de formação, o Galatasaray, por onde atua até a data de publicação desta matéria.


Arda Turan em seu retorno ao Galatasaray. (Foto:Reprodução/MARCA)


Apesar do carinho da torcida, a situação atual de Turan não é nada boa em seu atual clube, graças à lesões e um mal futebol demonstrado em campo. O jogador também teria aparecido acima do peso durante algumas partidas pelo Galatasaray, o que gerou críticas ao atleta.

"Sofri uma lesão que me obrigou a ser operado. Essa lesão poderia ter acabado com a minha carreira, foi complicado de superar. Houve dias em que tive dificuldade em sentar e meses durante os quais não consegui correr...", relatou Arda Turan em publicação em suas redes sociais, após as críticas sobre seu peso.

"Assim que fui capaz de tolerar a dor, decidi voltar aos gramados para ajudar os meus colegas e o meu clube (...)  Isto foi o resultado de sacrifícios que fiz durante vários meses. Não seria sensacionalismo gratuito pegar uma fotografia captada de um ângulo diferente? Não", rebateu o jogador.

Até o momento, Arda Turan acumula 45 jogos, 4 gols e 3 assistências em seu retorno ao Galatasaray.

 

 

Foto destaque: Arda Turan pelo Barcelona. Reprodução/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo