Notícias

Por 48 votos a 2, Câmara do Rio cassa mandato do vereador Gabriel Monteiro

Apenas Gabriel Monteiro e Chagas Bola, do PSL, votaram pela manutenção do mandato. O agora ex-vereador é acusado de assédio sexual, estupro e de forjar vídeos para divulgar nas redes sociais. Saiba mais!

19 Ago 2022 - 09h00 | Atualizado em 19 Ago 2022 - 09h00
Por 48 votos a 2, Câmara do Rio cassa mandato do vereador Gabriel Monteiro Lorena Bueri

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por 48 votos a dois, cassou na noite desta quinta-feira (18) o mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. Entre as acusações que pesam sobre ele, estão as de assédio sexual, estupro e de forjar vídeos para divulgação nas redes sociais.

Entre os vereadores presentes, apenas o próprio Gabriel Monteiro e Chagas Bola, do Partido Social Liberal, votaram pela manutenção do mandato. Na semana passada, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar já havia aprovado a cassação do então vereador.


Veja como foi a votação pela cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro. (Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Rio de Janeiro)Veja como ficou a votação que cassou o mandato do vereador Gabriel Monteiro por quebra de decoro parlamentar. (Foto: Reprodução/Câmara Municipal do Rio de Janeiro)


Na esfera criminal, Gabriel Monteiro se tornou réu em maio deste ano, quando a Justiça acatou uma denúncia feita pelo Ministério Público. Na ocasião, o então vereador foi acusado de filmar relações sexuais com adolescentes, o que é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em junho, Gabriel Monteiro também foi denunciado pelo MP por assédio e importunação sexual por praticar possíveis crimes contra uma ex-assessora parlamentar.

O ex-PM Gabriel Monteiro tem 28 anos e foi o terceiro vereador mais votado do Rio de Janeiro em 2020, com 60.326 votos. Ele é conhecido por produzir vídeos em que aparece em supostas trocas de tiros em bairros periféricos do Rio de Janeiro, além de produzir conteúdos de deboche a políticos e militantes contrários à sua ideologia.

Agora sem mandato de vereador, o youtuber pretende se candidatar a deputado federal pelo seu partido, o Partido Liberal, que também é integrado por Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. Ele já registrou sua candidatura e aguarda a homologação do Tribunal Regional Eleitoral. A Corte terá até 12 de setembro para se posicionar em relação ao futuro político do vereador cassado.

Cassação publicada no Diário Oficial da Câmara do Rio

A cassação do youtuber e ex-policial Gabriel Monteiro foi publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (19).


Cassação de Gabriel Monteiro é publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/ Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro)

Cassação de Gabriel Monteiro é publicada no Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução/ Diário Oficial da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro)


Suplência

Com 7.086 votos, Matheus Floriano, que assumirá a cadeira de Gabriel Monteiro (PL), foi eleito suplente pelo Partido Social Democrático nas eleições de 2020. A previsão é de ele seja empossado já na próxima terça-feira (23).


Matheus Floriano, que assumirá a cadeira do agora ex-vereador Gabriel Monteiro (PL), já foi vereador do Rio de abril de 2019 a maio de 2020. (Foto: Reprodução/Instagram)

Matheus Floriano, que assumirá a cadeira do agora ex-vereador Gabriel Monteiro (PL), já foi vereador do Rio de abril de 2019 a maio de 2020. (Foto: Reprodução/Instagram)


Matheus Floriano volta ao Palácio Pedro Ernesto, onde foi vereador de abril de 2019 a maio de 2020. Na época, ele foi integrante da base aliada do ex-prefeito e foi coautor de 12 leis aprovadas na Câmara, muitas relacionadas à pandemia da Covid-19.

 

 

Foto destaque: Por 48 votos a 2, Câmara do Rio cassa mandato do vereador Gabriel Monteiro. Reprodução/Revista ISTO É

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo