Saúde

Poluição do ar no inverno: saiba as causas e os riscos da exposição em longo prazo

A poluição do ar é uma enorme preocupação para a saúde de todos durante todo o ano, mas é especialmente importante saber como e por que o inverno pode colocá-la em maior risco

06 Jun 2022 - 14h47 | Atualizado em 06 Jun 2022 - 14h47
Poluição do ar no inverno: saiba as causas e os riscos da exposição em longo prazo Lorena Bueri

Uma surpreendente estatística aponta que mais pessoas morrem de doenças relacionadas com a poluição do ar do que de acidentes de carro em todo o mundo. Muitas dessas mortes estão relacionadas com a poluição do ar interior, mas a poluição do ar exterior também desempenha um papel. A qualidade do ar que a sociedade respira pode afetá-la em muitos níveis diferentes.

É fácil notar a poluição do ar no verão, como a névoa de fuligem que é uma visão perceptível em muitas cidades. O que muita gente não sabe é que a qualidade do ar pode baixar no inverno. Embora isso não seja universal em todas as circunstâncias, ocorre com frequência.

As condições atmosféricas e meteorológicas têm um grande impacto nos níveis de poluição do ar que é respirado. Os culpados mais comuns de ar de baixa qualidade são os poluentes, como hidrocarbonetos e poeira. Os hidrocarbonetos são liberados do uso industrial e do escape do automóvel. A poeira é agitada acima pelo curso, pelo tráfego, e pelo movimento. E muito disso é o que forma a fuligem.

O ar frio afunda e o ar quente sobe. A razão para isso é que o ar frio é mais denso e tem menos espaço entre as moléculas de gás. Quando a temperatura cai e o ar frio cobre o solo, qualquer ar quente é forçado a passar sobre ele. Dessa forma, o ar frio pode formar uma espécie de tampa. Os poluentes não são tão livres para escapar e dispersar no ar denso mais frio.


Poluição é também potencializada pelo setor industrial. (Foto/Reprodução/Alamy Stock Photo)


Com isso, uma espécie de cobertor de captura poluente que cobre o chão quando é inverno. O ar frio é mais denso e move-se mais lentamente do que o ar quente. Essa densidade significa que o ar frio prende a poluição, mas também não a afasta. A poluição do ar no inverno permanece em vigor por muito mais tempo, portanto, é respirada em uma taxa mais elevada do que durante o verão.

O ar quente é muitas vezes mais carregado de umidade. O ar frio não pode conter tanta umidade, e assim o ar é geralmente mais seco durante o inverno. Um dos fatos mais curiosos da poluição do ar é que a chuva pode eliminar grande parte dela. A chuva age como a água e lava o próprio ar. Isso é menos provável de ocorrer em muitas áreas durante o inverno, porque os níveis de precipitação são mais baixos.

Sem esse efeito de limpeza, o ar não derrama sua poluição e permanece contaminado. Isso impede o ciclo natural que remove a poeira do ar e impede que mais entrem na atmosfera.  Ao se observar a poluição do ar no verão em relação ao inverno, se vê que o ar é mais fresco e seco e contém mais poluição. Tal característica causa mais irritação e dificuldade respiratória do que no verão, quando o ar é mais móvel.

Existem muitos fatores diferentes que contribuem para tornar a poluição do ar melhor ou pior. Mesmo os sistemas de alta e baixa pressão têm impacto no ar que se respira. É fácil se esquecer do fato de que a atmosfera é apenas gás preso entre a superfície da Terra e o espaço exterior. Dessa forma, o que o tempo faz é mover e empurrar oxigênio e nitrogênio por todo o planeta.

Isso significa que tudo pode fazer a diferença na poluição do ar que a população experimenta — desde uma tempestade a um vento superior à média. O ideal é se preparar para o que pode acontecer se mantendo atualizado com o que o acontece com o tempo. Estar sempre ciente de condições climáticas severas e fenômenos relacionados com o clima é primordial para que o risco de situações perigosas seja reduzido.

Foto destaque: Nova Delhi, capital da Índia, se torna mais poluída durante o inverno. (Reprodução/Jewel Samad/AFP/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo