Notícias

Polícia Federal quer depoimento de Bolsonaro e Michelle sobre joias

Além deles, também serão ouvidos pela Polícia Federal o ex-ministro de Minas e Energia e ex-assessores, onde precisará falar sobre o caso das jóias de R$16,5 milhões.

07 Mar 2023 - 16h00 | Atualizado em 07 Mar 2023 - 16h00
Polícia Federal quer depoimento de Bolsonaro e Michelle sobre joias Lorena Bueri

A Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal em São Paulo quer colher os depoimentos do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Michelle Bolsonaro. Também irá colher o depoimento do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, e de alguns ex-assessores do ex-presidente e do ex-ministro referente ao caso da tentativa da comitiva do governo Bolsonaro de entrar ilegalmente com joias milionárias no país.

Foi instaurado nesta segunda-feira (6) um inquérito pela Polícia Federal para investigar o episódio, onde vão acontecer as convocações dos envolvidos para que prestem mais esclarecimentos, referente ao casal Bolsonaro.

Em outubro de 2021, uma comitiva do governo que era chefiada pelo ex-ministro Bento Albuquerque voltou de uma viagem oficial à Arábia Saudita com jóias no valor de 3 milhões de euros, o equivalente a R $16,5 milhões na bagagem, um presente dos sauditas para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. O conjunto de jóias continha um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes avaliados em 3 milhões de euros.


Joias que foram presentes para Michelle Bolsonaro (Foto:Reprodução/Twitter de Paulo Pimenta)


Ao chegar ao Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, o assessor de Bento Albuquerque tentou entrar com as jóias escondidas em sua mochila, onde passou pela fila da alfândega destinada a quem entra no país sem bens a declarar. 

Pela lei, o assessor deveria ter declarado as jóias e ter pagado uma taxa de 50% do valor. Se o item não for declarado, há ainda uma multa adicional de pelo menos 25%. Essa regra vale para qualquer mercadoria estrangeira acima de mil dólares que entra no Brasil.

Nas redes sociais a ex-primeira dama ironizou as acusações, onde negou que tivesse conhecimento das jóias.

“Quer dizer que eu tenho tudo isso e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo, hein?! ".

O ex-presidente afirmou que não pediu e nem recebeu o presente e que as jóias iriam ser inseridas no acervo público da presidência da República.

Ainda tem outro lote de presentes sauditas que foram enviados a Bolsonaro e que também está na mira de investigações. A Receita Federal falou mais cedo que tomará providências cabíveis por suposta falta de declaração e falta de pagamento de tributos sobre itens de luxo trazidos ao Brasil.

A Receita Federal também informou que o fato do ingresso dos presentes sauditas no Brasil sem a devida declaração pode configurar, em tese, violação da legislação aduaneira também pelo outro viajante, por falta de declaração e recolhimento dos tributos.

Foto Destaque: Michelle e Jair Bolsonaro (Foto:Reprodução/Isac Nóbrega/PR)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo