Saúde

Pode ou não fazer cirurgia plástica no verão? Descubra agora as vantagens e desvantagens

Com a chegada do verão, muitas pessoas ficam tentadas a realizarem procedimentos cirúrgicos e estéticos que desejam a tanto tempo. O médico cirurgião desvenda vantagens e desvantagens sobre essa questão.

23 Nov 2022 - 16h50 | Atualizado em 23 Nov 2022 - 16h50
Pode ou não fazer cirurgia plástica no verão? Descubra agora as vantagens e desvantagens Lorena Bueri

É um receio muito comum relacionado a fazer cirurgia plástica no verão. Muitas dúvidas surgem sobre a influência das altas temperaturas, um possível aumento do inchaço, maior desconforto e até sobre a necessidade de repouso. Apesar desses e de outros fatores relacionados à estação mais quente do ano, o cirurgião plástico da Clínica Libria, Dr. Hugo Sabath, esclarece que é sim possível fazer cirurgia plástica no verão com resultados bem-sucedidos, desde que sejam tomados alguns cuidados adicionais em relação ao sol e ao calor.

Ao pensar em realizar uma cirurgia plástica, é importante levar em consideração o pós-operatório, afinal, será necessário afastar-se por um período do trabalho de acordo com a recomendação médica.

Principais vantagens

O pós-operatório requer tranquilidade, repouso, entre outros cuidados. Sendo assim, devido às férias de verão, você não precisa levar e buscar as crianças na escola, por exemplo, bem como não ter outros compromissos de rotina que podem atrapalhar o período pós-operatório.

“Geralmente, durante o verão, o paciente consegue encontrar mais opções nas agendas de equipes médicas e cirurgiões. Assim, você poderá escolher um melhor dia para realizar a sua cirurgia plástica, aliando-a aos seus compromissos e a sua disponibilidade.” destaca o cirurgião da Clínica Libria.

Desvantagens

- Desconforto com o calor; O calor é o principal motivo de quem opta por fazer procedimentos cirúrgicos no inverno.

Se você puder contar com ar-condicionado, esta questão pode ser superada. Mas você se descuidar dos cuidados com a pele, inchaços podem aparecer ou se agravar;

- “Abrir mão” das férias e não poder tomar sol excessivo;

- Desconforto com o uso de cintas e modeladores.


(Foto/Reprodução)


Curiosidades e indicações

Quando pode tomar sol após a cirurgia plástica?

Após um procedimento desta natureza deve-se evitar a exposição direta sem proteção das áreas envolvidas. Sabe-se que a radiação ultravioleta consegue induzir a pigmentação de cicatrizes. E por isto o paciente precisa se abster do sol pelo período de dois a três meses, dependendo do procedimento realizado.

O Dr. Hugo Sabath explica que é indicado que você evite completamente a exposição solar por, no mínimo, 30 dias. Logo nas primeiras semanas após a cirurgia plástica, enquanto ao redor da incisão cirúrgica estiver inchado e com hematomas, você não deve se expor ao sol nem com protetor ou coberto com roupa de proteção UV. Tomar sol na cicatriz irá deixá-la escura e pode ser irreversível.

Nos primeiros 3 meses após a cirurgia plástica, a produção de melanina é mais intensa nesse período, dessa forma é preciso manter o cuidado redobrado. É importante deixar claro que o pós-operatório e o tempo de recuperação precisam ser discutidos com o médico.


(Foto/Reprodução)


Mais dicas para uma boa recuperação:

- Usar roupas leves;

- Manter uma alimentação equilibrada e leve. O recomendado é ingerir muitas frutas, legumes e verduras;

- Beber bastante líquido;

- Não se automedicar. Somente utilizar os medicamentos recomendados pelo médico. 

O cirurgião da Clínica Libria esclarece que o ideal é não tomar sol direto na cicatriz até que ela amadureça por completo (quando passa de vermelha para branca). Isso varia conforme cada organismo e pode levar de 1 até 2 anos. Caso precise se expor, é importante cobrir a cicatriz com protetor solar e a roupa por cima.

Foto Destaque: Reprodução

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo